O conceito Vision O representa um passo importante no desenvolvimento da linguagem de design Modern Solid, caracterizada por formas simples e linhas distintas. “O seu estilo minimalista proporciona a máxima eficiência através de uma aerodinâmica otimizada, integrando características como saídas de ar e ventilação no capot” , começa por explicar a Škoda.
O design aerodinâmico atualizado permite uma maior autonomia, mesmo a distâncias consideráveis. A dianteira apresenta um aspeto amplo e robusto, com o logótipo Škoda iluminado no capot curvo.
“O elemento de iluminação Tech-loop percorre toda a dianteira, complementando o capot de formato arrojado e enfatizando o visual limpo e autêntico da marca. O tejadilho panorâmico aumenta a sensação de amplitude e o pilar B incorpora, agora, o símbolo da Škoda”, pode ler-se.
“O pilar C, por outro lado, foi concebido sem uma peça plástica adicional, contribuindo para um aspeto interior mais limpo e uniforme”, frisa o comunicado da marca checa.
As portas de carregamento, em ambos os lados, permitem a alimentação de outros dispositivos, enquanto os limpa-para-brisas ocultos sob uma tampa móvel garantem um design elegante.

Sustentabilidade primeiro
“Com o Vision O, a forma acompanha a função. A refrigeração ativa e a ventilação do capot melhoram a eficiência aerodinâmica, o que se traduz numa maior autonomia e num menor impacto ambiental”, refere.
O conceito de iluminação cria uma identidade clara: as luzes Škoda Cyber Lights trabalham em conjunto com a face Tech-Loop para garantir uma assinatura visual distinta.
O modelo de produção assentará numa futura plataforma do Grupo Volkswagen planeada para a próxima década, com o desenvolvimento a privilegiar a eficiência, a sustentabilidade, a robustez e menor impacto ambiental.
O interior do Škoda Vision O reflete fortemente a nova geração da linguagem de design Modern Solid. O veículo foi desenvolvido de dentro para fora – inteiramente na perspetiva do cliente – para garantir que cada aspeto do habitáculo cumpre os mais elevados padrões de conforto, usabilidade e integração tecnológica antes de moldar o exterior.
“Assim, é dada prioridade à experiência do condutor e dos passageiros, resultando num design harmonioso, intuitivo e funcional que se integra perfeitamente na estética exterior”, assegura a marca.

Simétrico e minimalista
A arquitetura completamente nova do interior do Vision O apresenta um novo layout HMI, incluindo o novo Škoda Horizon Display personalizável para ambos os passageiros dianteiros. Percorre toda a largura do painel e é complementado por um ecrã central orientado verticalmente.
“O design simétrico e minimalista apresenta um painel central equipado com um botão de marcação intuitivamente utilizável que fornece feedback tátil para melhor controlo. A nova Iluminação Bioadaptativa Škoda melhora a atmosfera serena e sofisticada no interior do habitáculo”, enfatiza.
Como é típico da Škoda em termos de espaço, o Vision O oferece mais de 650 litros de capacidade para bagagem (mais de 1.700 litros com os bancos rebatidos). Seguindo a filosofia Simply Clever da Škoda, esta proposta também oferece um toque extra com novas características, como um altifalante Bluetooth portátil e um frigorífico totalmente integrado.
O concept oferece ainda quatro guarda-chuvas para os passageiros, um limpa-para-brisas e um compartimento dedicado para cabos de carregamento na bagageira. Práticos carregadores magnéticos sem fios na consola central garantem um carregamento conveniente e eficiente do telemóvel para todos os passageiros.
O nome Vision O deriva do conceito de circularidade. Significa conceber, produzir, utilizar e, finalmente, reciclar o automóvel de forma sustentável para minimizar o impacto ambiental ao longo de todo o ciclo de vida – especialmente utilizando monomateriais que são mais fáceis de reciclar e processar.

Inteligência Artificial
Esta abordagem também integra a funcionalidade e a experiência do utilizador – demonstrando como os materiais circulares podem ser utilizados sem comprometer a qualidade ou a estética.
A Škoda Auto pensa para além do ciclo de vida dos materiais, implementando métodos de produção sem desperdício através da gestão cuidadosa dos processos e da reutilização de subprodutos, que são reciclados e reutilizados.
Os materiais reciclados provêm de diversas fontes, incluindo resíduos pós-produção e componentes reciclados. Por exemplo, o Rec PES utiliza principalmente garrafas de plástico que são recolhidas, limpas, trituradas em pequenos pedaços, derretidas e fiadas em fios, que dão, depois, para formar tecido.
Este processo ajuda a reduzir o desperdício e a necessidade de novas matérias-primas, garantindo que nada é desperdiçado e que cada material encontra o seu propósito.
O Vision O incorpora características avançadas de condução autónoma, demonstrando o compromisso da Škoda com a segurança, a conveniência e a tecnologia de ponta. Características inteligentes adicionais, como o novo modo Tranquil, melhoram a experiência holística.

Ao integrar novas funcionalidades de IA, a Laura torna-se numa assistente pessoal, guiando os passageiros nas suas viagens, partilhando informações úteis sobre os arredores ou tomando notas de reuniões.
A Škoda apresentou, também, a visão do seu futuro ecossistema móvel com a app Vision O, que poderá funcionar como um assistente pessoal diário também para além do automóvel. Com a próxima atualização da aplicação MyŠkoda nas próximas semanas, a empresa já vai integrar um novo planeamento de rotas de IA para os clientes.
Mais sobre a Škoda aqui.