Objetivo é desenvolver em coautoria pesquisa, produção e fornecimento de borracha sintética com propriedades avançadas para pneus de alta performance. As divisões de Pesquisa e Desenvolvimento das duas organizações vão colaborar, usando um modelo de Inovação Aberta, para desenvolver tecnologias e novos graus de elastómero, incluindo borracha de estireno butadieno (SBR), para a produção de pneus de alto desempenho.
A Versalis, empresa química da Eni, aproveitará a experiência do seu Centro de Pesquisa em Ravenna e Ferrara, enquanto a Bridgestone, líder em soluções de mobilidade avançada, usará o seu Centro Técnico da Europa, localizado perto de Roma.
Os elastómeros produzidos pela Versalis serão utilizados no segmento premium do mercado consumidor e serão projetados para garantir elevado desempenho em pneus, incluindo manobrabilidade em piso seco e aderência em piso molhado. Também diminuem a abrasão, para estender a vida útil, resultando num pneu mais sustentável que reduz o consumo de matéria-prima a longo prazo.
Adriano Alfani, CEO da Versalis, afirmou que “este acordo combina o nosso conhecimento tecnológico com o da Bridgestone, líder mundial neste setor, para acelerar o desenvolvimento de classes e aplicações de pneus melhorando seu desempenho, a partir da matéria-prima. Começar a explorar as sinergias da cadeia de abastecimento com um excelente parceiro dará um impulso inovador ao setor e fortalecerá a colaboração técnica e comercial de elevado valor”.
Por seu turno, Emilio Tiberio, COO e CTO da Bridgestone EMIA, deu conta que, “na Bridgestone, sabemos que a inovação revolucionária e a mobilidade sustentável não podem ser alcançadas sem colaboração. Temos o prazer de fortalecer a nossa parceria existente com a Versalis e acreditamos que a tecnologia que criamos em coautoria será diferenciador para os nossos futuros produtos”.
Mais sobre a Eni aqui.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade