Verde e cinzento marcam as cores automóveis em 2025

Novo Color Report da BASF revela viragem global para cores mais naturais e individualizadas, com o verde em forte crescimento e o cinzento a ganhar peso.
Check-up Media BASF color report 2025

O panorama global das cores automóveis em 2025 está a “mudar de forma clara, refletindo uma procura crescente por individualidade e inspiração na natureza”. Esta é a principal conclusão do mais recente Color Report for Automotive OEM Coatings, divulgado pela BASF Coatings, que “identifica o verde como a cor cromática com maior crescimento a nível mundial e o cinzento como o tom neutro em maior ascensão”, adianta a empresa.

Azul e vermelho a cair

“Entre as cores cromáticas, o verde destaca-se como o sinal mais forte de crescimento global, entrando no top 3 das cores mais escolhidas, ao lado do azul e do vermelho”, revela. “No entanto, estas duas últimas continuam a perder relevância: o azul caiu um ponto percentual face a 2024 e o vermelho registou uma quebra ainda mais acentuada, representando, agora, apenas 3% da quota total do mercado. O recuo confirma o afastamento progressivo dos consumidores em relação às cores clássicas”, diz.

No grupo das cores acromáticas, o “cinzento registou um aumento expressivo de dois pontos percentuais, reforçando a sua imagem de sofisticação moderna”, conta. “O branco apresentou uma ligeira descida e o preto manteve uma posição sólida, embora com menos acabamentos totalmente lisos. No conjunto, as cores sólidas representam, agora, apenas 18% do mercado, sublinhando uma preferência crescente por tons mais elaborados e expressivos”, sublinha a BASF.

EMEA: do prateado ao verde

“Na região EMEA (Europa, Médio Oriente e África), a tendência do verde continua a consolidar-se. A cor ultrapassou o vermelho e afirma-se como um símbolo de individualidade e sofisticação”, adianta.

Check-up Media BASF Driving the Proxy

“Em sentido inverso, o prateado continua a perder relevância, enquanto o preto e o cinzento reforçam as suas posições no espectro acromático. O branco mantém-se dominante, embora com uma ligeira redução e uma maior diversidade de nuances”, acrescenta a mesma fonte, em comunicado.

“Há já alguns anos que o verde começou a ganhar destaque na região EMEA. As várias tonalidades apresentadas nas nossas coleções de tendências anteciparam a enorme diversidade que, hoje, vemos associada a este movimento”, explica Florina Trost, responsável de Design EMEA da BASF Coatings.

Américas: mais cor

“Nas Américas, 2025 apresenta um cenário mais equilibrado. O cinzento recuou ligeiramente face a 2024, mas continua acima dos níveis de 2023. O prateado voltou a ganhar importância e o branco prosseguiu a tendência de queda. Em contrapartida, a quota de cores cromáticas cresceu quase dois pontos percentuais, evidenciando uma preferência renovada por cores mais expressivas”, pode ler-se no mesmo documento.

Embora o azul e o vermelho tenham dominado historicamente o mercado americano, tonalidades como verde, bege, castanho e violeta estão, agora, a ganhar terreno, refletindo uma aproximação a paletas mais naturais e diversificadas. “As vendas atuais confirmam previsões feitas há vários anos e demonstram como as tendências de longo prazo continuam a moldar o mercado”, sublinha Mark Gutjahr, responsável global de Design de Cor Automóvel da BASF Coatings.

Check-up Media BASF Automotive Color Trends
Ásia-Pacífico: domínio neutro

“Na região Ásia-Pacífico, o domínio das cores acromáticas manteve-se forte em 2025. O cinzento reforçou, claramente, a sua posição, enquanto o branco perdeu alguma expressão. O preto e o prateado permaneceram estáveis, confirmando a preferência regional por tons clássicos”.

Ainda assim, o verde continua a ganhar espaço entre as cores cromáticas, apesar de uma ligeira quebra do azul. A paleta de verdes expandiu-se, abrangendo desde tons claros e frescos até nuances mais naturais e tradicionais, refletindo uma sensibilidade crescente para valores associados à sustentabilidade e renovação.

“O cinzento fortaleceu-se e o verde alargou, significativamente, o seu alcance na região”, afirma Chiharu Matsuhara, responsável de Design de Cor Automóvel para a Ásia-Pacífico.

O Color Report for Automotive OEM Coatings da BASF Coatings analisa a distribuição global e regional das cores no setor automóvel, com base nos dados de produção mundial e aplicação de pintura em automóveis.

Em conjunto com o Automotive Color Trends, o relatório consolida a posição da BASF como referência internacional em cor, design e antecipação de tendências.

Mais sobre a BASF aqui.

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Internacional