powered by

Verdadeiros ou falsos? MANN-FILTER desvenda mitos sobre filtros

Marca da MANN+HUMMEL aborda falsas crenças sobre filtros de automóveis que podem levar à manutenção inadequada e a consequências na segurança.
Check-up Media MANN-FILTER replacement

A MANN-FILTER, empresa especializada no desenvolvimento de filtros para automóveis, alerta para a existência de falsos mitos sobre os filtros, que podem conduzir a erros importantes na realização da manutenção adequada do veículo.

“Esta é uma questão importante que devemos ter em conta”, começa por salientar a empresa, “uma vez que os filtros desempenham um papel vital, tanto para os mecânicos como para a saúde de quem viaja no veículo”.

A MANN-FILTER alerta que “existe a convicção de que, se se optar por um filtro económico e de qualidade inferior, e substituí-lo com o dobro da frequência, a funcionalidade é a mesma caso se optasse por um filtro de preço mais elevado”.

Segundo a empresa, “estamos perante um falso mito”, uma vez que é desenvolvido um filtro para funcionar corretamente durante todo o período de serviço recomendado pelo fabricante do veículo, para que o momento de perda máxima de carga do elemento coincida com a referida quilometragem. Substituir o filtro duas vezes significa atingir duas vezes o ponto de perda máxima de pressão”, avisa, em comunicado.

Limpar não basta

Da mesma forma, considerar que, para uma boa manutenção dos filtros de habitáculo basta limpá-los ou utilizar ar comprimido para retirar a sujidade e utilizá-los novamente, “também é um erro”, alerta.

“Os elementos filtrantes separam a sujidade por intermédio de filtração profunda, que consiste em partículas retidas na estrutura de fibras do cartucho. Remover estas partículas soprando-as sob pressão significa danificar a referida estrutura, modificando, permanentemente, a espessura filtrante do elemento”, explica a mesma fonte.

Check-up Media MANN-FILTER Yeti

No caso dos filtros de habitáculo, “se usarmos água e os escovarmos, aparentemente ficarão mais limpos, mas há pequenas partículas que não podem ser eliminadas”, afirma. Filtros de habitáculo de elevada qualidade separam quase a 100% as partículas menores do que 0,5 mícrones de diâmetro, pois são carregados com energia eletrostática e contêm um meio filtrante especial multicamada”, frisa.

Por fim, no que diz respeito aos filtros de óleo, aqueles que consideram que, se o tamanho do filtro e as roscas da rosca coincidirem, os filtros de óleo são ‘intercambiáveis’, “estão enganados”, aponta a MANN-FILTER.

“O que faz a diferença num filtro de óleo são os componentes internos, o cartucho e as válvulas bypass, entre outros. Portanto, montar um filtro baseado apenas nas suas dimensões pode causar sérios danos ao motor por falta de lubrificação”, acrescenta a empresa, no mesmo documento.

Toda a verdade

A MANN-FILTER recompensa mecânicos especializados em filtração. Seguindo o seu propósito de desmascarar os falsos mitos que existem em relação à filtração automóvel, a marca de filtros premium da MANN+HUMMEL ativou uma série de concursos nas redes sociais, como o Instagram, nos quais convida profissionais de oficinas a alargarem o conhecimento sobre as “verdades” deste tipo de componentes.

“Assim, num esforço de divulgação e com o intuito de difundir boas práticas, a empresa convida-o a seguir o seu perfil na rede social, identificando colegas nos conteúdos ligados ao desmascaramento destes falsos mitos com a ajuda de um simpático Yeti que ilustra quais as afirmações que são verdadeiras ou falsas. A nova fase do concurso está ativa a partir de hoje”, remata.

Mais sobre a MANN-FILTER aqui.

artigos relacionados

Últimas

Repintura

Lubrificantes