A Volvo Cars divulgou, esta semana, os dados globais relativos às suas vendas. O destaque continua a ser a sua gama Recharge (híbridos plug-in e 100% elétricos), cujas vendas, em 2022, começam a aproximar-se dos 100 mil veículos, representando já 35% do total de unidades mundiais comercializadas.
Atualmente a Volvo Cars comercializa dois modelos 100% elétricos, XC40 Recharge e C40 Recharge, que têm vindo a apresentar resultados de vendas muito interessantes. De janeiro a maio deste ano, as vendas mundiais destes dois automóveis representaram já uma taxa de penetração de 8%, quando, em igual período do ano anterior, estava apenas nos 2,5%.
Estes números estão alinhados com o compromisso de eletrificação total assumido pela Volvo Cars. A marca sueca foi, recorde-se, um dos primeiros construtores mundiais a assumir este compromisso, colocando-o no centro das suas operações.
Estratégia que valeu à marca um reconhecimento ao nível das Nações Unidas. A Volvo Cars ambiciona vender um milhão de viaturas eletrificadas em todo o mundo até 2025. Este compromisso total com a eletrificação faz parte do ambicioso plano ambiental por si definido: ser neutra em termos climáticos a partir de 2040.
Em Portugal, de acordo com a filial nacional da marca sueca, a gama Recharge continua a ser um sucesso. Em 2022, as vendas dos modelos Recharge já representam 69% do total das vendas, ou seja, cerca do dobro do registo mundial da marca.
Também as vendas dos modelos 100% elétricos continuam a ter excelente aceitação. De janeiro a maio deste ano, os modelos XC40 Recharge e C40 Recharge tiveram, também, uma prestação digna de registo em Portugal (superior à média mundial da Volvo), representando 12% do total.
Mais sobre a Volvo aqui.