A indústria dos componentes continua a adaptar-se a uma nova realidade cada vez mais eletrificada. Desta feita, depois da sua presença nos veículos Diesel e da sua aplicação, aos poucos, nos automóveis equipados com motores a gasolina, os filtros de partículas deverão chegar ao mercado dos veículos elétricos.
A MANN+HUMMEL, juntamente com a Audi, está a trabalhar no desenvolvimento de um filtro de partículas para veículos elétricos, que permita recolher as partículas da área circundante. Segundo a marca germânica, “tanto durante a condução como no carregamento, este ajudará a melhorar a qualidade do ar nas cidades”.
O filtro para a frente do veículo recolhe as partículas do ambiente. Funciona de forma semelhante aos sistemas estáticos que já estão em utilização em algumas cidades.
A versão móvel assegura não só a absorção das próprias emissões do automóvel, tais como as de um Audi e-tron, como, também, as de outros veículos – precisamente onde são geradas.
O projeto piloto, lançado em 2020, decorrerá durante um período de quatro anos, explica Fabian Groh, gestor de Projeto em Desenvolvimento de Sistema de Fixação na Audi.
“Este filtro de partículas é um exemplo da nossa procura por inovação para o benefício de todos e de uma colaboração bem-sucedida com fornecedores especializados. Já estamos a fazer muito, de nossa própria iniciativa. Prevemos que, futuramente, se torne, também, num requisito legal”, afirma o responsável.
Mais sobre a MANN+HUMMEL aqui.