Veículo gelado? Roady quer ajudar condutores a aquecer a viagem

Manhãs geladas, vidros embaciados e motor frio. A Roady partilha dicas simples para preparar o carro e viajar com conforto e segurança.
Check-up Media cold day

Com a chegada do inverno, entrar no carro e sentir o frio do metal, dos bancos e do volante torna-se quase inevitável.

A Roady, insígnia do Grupo Mosqueteiros, eleita “A Melhor Loja de Portugal na categoria Serviço Automóvel”, recorda que pequenos cuidados podem transformar qualquer deslocação numa experiência mais confortável e segura.

“Nos 37 centros auto Roady, os condutores encontram serviços especializados de manutenção e diagnóstico que ajudam a garantir que o automóvel está preparado para enfrentar as temperaturas mais baixas”, diz.

“Ainda assim, no dia a dia, existem algumas dicas simples e práticas que fazem toda a diferença”, sublinha a empresa.

Ligar o motor e permitir um “aquecimento progressivo”, sugere a empresa. “Em temperaturas baixas, o óleo lubrificante torna-se mais espesso e demora mais tempo a circular de forma eficiente”, diz.

“Ligar o motor e deixá-lo estabilizar gradualmente, evitando acelerações nos primeiros minutos, reduz o atrito entre os componentes internos, melhora o rendimento nos primeiros quilómetros e contribui para prolongar a durabilidade mecânica do veículo”, acrescenta.

Verificar o sistema de aquecimento e climatização. “O sistema de climatização não é apenas um elemento de conforto, mas, também, um fator determinante para a segurança”, diz.

E reforça: “No inverno, o embaciamento dos vidros resulta, na maioria das situações, da humidade acumulada no habitáculo em contacto com superfícies frias”.

Um sistema devidamente verificado, com filtro do habitáculo limpo, ventiladores a funcionar corretamente e sensores de temperatura a responder de forma eficaz, permite desembaciar os vidros de forma rápida e eficiente.

“Em muitos casos, esta eficácia traduz-se em vidros totalmente desembaciados em menos de um minuto, mesmo em dias de chuva intensa, gelo ou nevoeiro”.

O conforto em viagem influencia, diretamente, a segurança. “Um condutor desconfortável tende a distrair-se com maior facilidade”, alerta.

“Capas térmicas, mantas de material isolante ou bancos aquecidos ajudam a manter o interior do veículo mais acolhedor, reduzindo, significativamente, a sensação de frio nos primeiros minutos de condução”, aconselha.

Durante o inverno, a visibilidade assume um papel central. “A utilização do ar condicionado, mesmo com temperaturas exteriores baixas, ajuda a remover a humidade do interior e acelera o processo de desembaciamento”, assegura.

“Vidros limpos, aliados a um bom produto anti-embaciamento e à simples prática de manter um pano de microfibra no carro, tornam a condução mais segura ao eliminar camadas de condensação que reduzem o campo de visão”, afirma a mesma fonte.

Existem acessórios simples que podem fazer a diferença nos dias mais frios. “Líquidos descongelantes, raspadores de gelo ou mantas de emergência guardadas no porta-bagagens garantem uma resposta rápida em manhãs de geada ou em situações inesperadas na estrada”.

Mais sobre a Roady aqui.

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Em estrada

Atualidade