powered by

Valeo Smart e-Bike: tecnologia de 48 V chega às bicicletas

Líder mundial em eletrificação automóvel adaptou os seus motores de 48 V às bicicletas, criando, assim, o sistema de assistência elétrica para velocípedes com o melhor desempenho.

O sistema Valeo Smart e-Bike consiste na primeira solução no mundo a integrar um motor elétrico e uma transmissão automática adaptativa junto à pedaleira. Com este novo sistema de assistência elétrica, é a bicicleta que se adapta ao ciclista e não o inverso.

As velocidades mudam automaticamente e os algoritmos do sistema adaptam-se, instantaneamente, à quantidade de assistência elétrica que o ciclista necessita desde a primeira pedalada.

Com esta tecnologia, a Valeo demonstra, uma vez mais, a sua capacidade de inovação e reafirma a sua reputação como principal player na área da mobilidade elétrica. Tanto mais que, em 2019, 57% das vendas do grupo deveram-se a tecnologias com vista à redução das emissões de CO2.

Primeiro, híbridos, híbridos plug-in e veículos 100% elétricos. Depois, camiões elétricos, autocarros autónomos, veículos elétricos de três rodas e drones de entrega. Agora, a Valeo desenvolveu mais uma aplicação para os seus sistemas de 48 V: bicicletas elétricas.

Até aqui indisponível no mercado, a tecnologia da Valeo, desenvolvida em parceria com a Effigear, é composta por um motor elétrico de 48 V e uma caixa automática adaptativa de sete velocidades numa única unidade localizada junto à pedaleira, proporcionando a melhor assistência elétrica para bicicletas concebida até hoje.

Ao disponibilizar ao motor 130 Nm de binário, o sistema pode multiplicar o esforço do ciclista por oito, enquanto outros sistemas existentes no mercado oferecem até cinco vezes mais de ajuda.

Quando aplicada numa bicicleta de carga, a assistência elétrica da Valeo permite que o ciclista transporte 150 kg em subidas com 14% de inclinação (o equivalente a uma rampa de estacionamento) sem que tenha de suar ao mover-se para frente ou para trás.

O motor elétrico da Valeo também é mais eficiente do que os de 24 V ou 36 V instalados na grande maioria das e-bikes disponíveis atualmente. A transmissão automática adaptativa, a primeira do mundo em bicicletas elétricas, recorre a um algoritmo para interpretar e ajustar-se, instantaneamente, às necessidades de cada ciclista, tendo em consideração o estilo de circulação e o percurso.

As passagens de caixa fazem-se de forma suave, sem que existam botões ou alavancas que tenham de ser pressionados. Graças à Valeo, as bicicletas elétricas podem, agora, beneficiar das mesmas vantagens dos automóveis em termos de caixas de velocidade automáticas adaptativas.

O sistema Smart e-Bike inclui uma função antirroubo integrada diretamente na pedaleira, que, uma vez ativada, bloqueia a utilização da bicicleta. Além do mais, também dispõe de uma função de assistência para peões, particularmente útil no transporte de cargas pesadas, bem como uma função boost que torna mais fácil ultrapassar outros ciclistas e subir estradas de montanha.

Embora as bicicletas tenham evoluído constantemente através da adição de novos componentes, a Valeo começou a partir de uma folha em branco, desenvolvendo um sistema que elimina a necessidade de ter muitas peças vulneráveis na bicicleta.

Neste conceito, não há necessidade de ter desviadores, rodas dentadas, manetes no guiador ou cabos. Nem mesmo uma corrente de uma bicicleta tradicional, que agora pode ser substituída por um sistema de correia limpa.

Como resultado, as bicicletas elétricas podem ver-se livres de cerca de 50 peças que, muitas vezes, são frágeis e exigem manutenção constante. Em média, um modelo tradicional precisa de manutenção, pelo menos, uma vez por mês, mesmo que seja apenas para apertar a corrente, lubrificar a corrente e/ou desviadores ou colocar a corrente no sítio.

Graças a esta tecnologia, elimina-se o elo mais fraco de uma bicicleta elétrica: a corrente. E para demonstrar como esta solução pode ser adaptada a todos os tipos de bicicletas, a Valeo desenvolveu três protótipos: urbana, de montanha e de carga (com funções únicas de recuperação de energia em marcha-atrás e travagem).

Mais sobre a Valeo aqui.

https://checkupmedia.com/wp-content/uploads/2020/12/Valeo_Urbain_VA_16-9small.mp4
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade

artigos relacionados

Últimas

Pesados

Repintura