A Valeo recebeu o prémio do júri pela 6.ª edição dos Prémios Zepros, organizados pelo grupo de media Zepros para homenagear os empreendedores do setor automóvel. “Este prémio reconhece as ações da Valeo para acelerar a transição para uma mobilidade sustentável e, em particular, o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a Responsabilidade Social Corporativa (RSE) e a remanufatura”, avança a empresa, em comunicado.
“A indústria automóvel embarcou na maior transformação da sua história para enfrentar os desafios do aquecimento global. Através do seu plano Cap 50, a Valeo está empenhada em reduzir a pegada de carbono de toda a sua cadeia de valor. O objetivo é contribuir para a neutralidade carbónica até 2050 e reduzir as suas emissões totais em 45% até 2030”, afirma.
As tecnologias produzidas pela Valeo são regidas por quatro princípios ligados à circularidade, os “4Rs”. A saber: design robusto, reparação, remanufatura e reciclagem. “A remanufatura é uma pedra angular da estratégia ambiental da Valeo”, sublinha a empresa.
Em linha com o seu plano de desenvolvimento sustentável global, a Valeo lançou o programa de pós-venda “I Care 4 the Planet”, que identifica iniciativas para limitar o impacto das suas atividades no planeta e ajuda os seus parceiros profissionais a contribuir para um mercado de pós-venda mais sustentável.
“Graças aos seus 40 anos de experiência, a Valeo remanufatura cerca de um milhão de peças todos os anos e este volume deverá duplicar até 2030. Esta meta será alcançada através do lançamento de mais de 550 referências em categorias de produtos existentes e, também, graças à ampliação das gamas de renovações em categorias de produtos mais técnicos”, explica a mesma fonte.
Além da sua atividade de remanufatura, a Valeo também oferece produtos concebidos para uma maior sustentabilidade desde o início. “O Canopy é o primeiro limpa para-brisas concebido para reduzir as emissões de CO2 em 61% comparativamente a uma escova Valeo representativa da maioria das escovas vendidas no mercado europeu”, frisa.
“Este desempenho foi verificado pelo Bureau Veritas, um órgão independente. A Canopy é uma escova com mais de 80% de materiais naturais, renováveis ou reciclados, como cana-de-açúcar, óleos vegetais e negro de fumo de pneus reciclados”, revela.
“Uma proporção maior de materiais reciclados também é usada em outros componentes das palhetas da escova Canopy, como estruturas metálicas e clipes finais. A Canopy é embalada em 100% papelão, totalmente reciclável e impresso com tintas à base de água, sem solventes”, acrescenta ainda a empresa.
“Estamos honrados em receber o prémio do júri Zepros. Este é um reconhecimento do compromisso da Valeo em reduzir o seu impacto no ambiente. A descarbonização da mobilidade deve caminhar a par de uma maior circularidade e da conservação de recursos, inclusive no setor do pós-venda”, afirma Marlène Carrias-Iked, VP de Gestão Estratégica, Digital e Inovação da Valeo Service.
A Valeo e os outros sete vencedores dos prémios Zepros deste ano foram homenageados no palco do Elysées Biarritz, em Paris, no passado dia 12 de setembro.
Mais sobre a Valeo aqui.