A Valeo participou no Salon des Maires et des Collectivités Locales 2025, em Paris, com um portefólio de soluções pensadas para “apoiar autarquias e operadores na criação de ecossistemas de mobilidade mais eficientes e sustentáveis”, adianta a empresa.
Especialista global em eletrificação e inovação automóvel, a empresa combina “capacidade industrial e tecnologia avançada para acelerar a transição local para modelos de mobilidade mais inteligentes, reafirmando o seu compromisso com cidades mais limpas e ligadas”, salienta.
Carregamentos Ineez
Entre as propostas em destaque, estiveram as soluções de carregamento Ineez, desenvolvidas para facilitar a eletrificação tanto em contextos privados como profissionais. “Para parques partilhados e frotas, o Ineez Pro oferece carregamento rápido com conectividade inteligente e elevados padrões de cibersegurança”, explica a Valeo.
“Já o Ineez Home foi criado para uso doméstico, apresentando um design compacto, uma aplicação dedicada e funcionalidades que permitem otimizar o consumo energético, sobretudo para quem utiliza energia solar, tornando o carregamento diário mais simples e sustentável”, sublinha a empresa.
Economia circular
A Valeo levou também ao evento a sua oferta para retrofit elétrico, uma alternativa eficiente para prolongar a vida útil de veículos com motor de combustão.
“Através de componentes OEM padronizados — motores elétricos, carregadores/conversores e inversores — em parceria com empresas especializadas em retrofit, a marca ajuda municípios a converter frotas técnicas, utilitárias ou pequenos autocarros, reduzindo emissões sem necessidade de substituição total dos veículos”, revela.
No domínio da mobilidade ligeira, a Valeo aposta na economia circular, através da regeneração de baterias, motores e displays de bicicletas e outros meios elétricos.
“Em colaboração com parceiros como a Smovengo, repara, mensalmente, cerca de 400 baterias das bicicletas Vélib, recuperando mais de 90% dos materiais. A parceria com a VoltR permite ainda desenvolver soluções conjuntas de reparação e remanufatura de baterias na Europa, assegurando poupanças superiores a 95% em materiais”, acrescenta.
Mais sobre a Valeo aqui.