A Valeo quer redefinir o futuro da mobilidade sobre duas rodas, aliando inovação, eletrificação e segurança. No EICMA 2025, que termina, hoje, 9 de novembro, em Milão, a marca francesa apresenta, no Hall 11, Stand G38, um conjunto de tecnologias que tornam as motos e scooters mais seguras, conectadas e sustentáveis — sem perder a emoção da condução.
Novo capítulo
“Hoje, segurança, conectividade e sustentabilidade definem um novo capítulo na mobilidade em duas rodas”, afirmou Marc Vrecko, CEO da Valeo Brain Division. “A Valeo lidera esta transformação com inovações automóveis que reforçam a segurança e o desempenho, sem comprometer o prazer de conduzir”, sublinha.
Com décadas de experiência em eletrificação automóvel e sistemas avançados de assistência à condução (ADAS), a Valeo está a transferir o seu know-how para o crescente mercado das duas rodas. “Desde a assistência à condução autónoma a novos sistemas elétricos, o objetivo é acelerar a transição para uma mobilidade mais sustentável”, diz.
Visão inteligente
“Entre as novidades, destaca-se o Valeo Vision System, sistema de visão inteligente que combina câmaras de alta resolução com algoritmos de visão computacional, capazes de detetar, em tempo real, veículos, peões, sinais de trânsito e faixas de rodagem”, revela.
“Estas funções permitem integrar assistências como reconhecimento de sinais de trânsito, limitação automática de velocidade ou controlo automático dos máximos. Em conjunto com sistemas de radar, permite ainda avisos de colisão frontal, monitorização de distância, assistência à mudança de faixa e deteção de ângulo morto”, acrescenta.
Segurança e emoção
Estas inovações estão presentes numa Hero XOOM 160, scooter de aventura equipada com os sistemas de visão e radar da Valeo, demonstrando como a tecnologia pode aumentar a segurança sem retirar emoção à condução.
A empresa apresenta, também, o seu Connected Cluster, um painel digital de nova geração que integra num único ecrã todas as informações de condução e serviços conectados. O resultado é uma experiência mais “intuitiva e imersiva, com menos complexidade técnica e custos reduzidos”.
Pioneira na eletrificação de duas rodas, a Valeo revela dois sistemas de propulsão de 48V de última geração: o Integrated Smart Motor Module (iSMMG), um motor elétrico compacto e eficiente que combina potência e suavidade, e o Belt Starter Generator (iBSG), já presente em 30% dos veículos mild-hybrid no mundo e, agora, adaptado a motos, oferecendo aceleração ágil e silenciosa — como no BMW CE 02.
O stand da Valeo inclui ainda uma moto de demonstração estática, equipada com motor elétrico de 4 kW, painel conectado com telemetria e controlo de acesso, bem como radar e câmaras que exemplificam a visão integrada da marca: tornar a condução sobre duas rodas mais segura, inteligente e sustentável.
Mais sobre a Valeo aqui.