Consciente da transição essencial e da sua responsabilidade enquanto importante player de mobilidade, a Valeo deu um grande passo em frente no ano de 2021, comprometendo-se a contribuir para a neutralidade carbónica até 2050 (CAP 50).
Até 2030, as emissões da Valeo terão diminuído 45% em toda a cadeia de valor – incluindo emissões dos seus fornecedores, as suas próprias atividades operacionais e a utilização final dos seus produtos, em toda a sua vida útil – em comparação com 2019.
O próximo grande marco é, claramente, uma melhor circularidade da indústria e uma melhor preservação dos recursos do nosso planeta. Para enfrentar esse desafio, a Valeo definiu uma estrutura de 4Rs: Robustificar, Reparar, Remanufaturar e Reciclar. A Estratégia de Sustentabilidade da Valeo abrange equipamentos originais, bem como atividades de pós-venda.
Christophe Périllat, CEO da Valeo, afirma que “o setor automóvel iniciou a maior transformação da sua história e a Valeo pretende fazer a sua parte, contribuindo para uma mobilidade mais verde. Devemos garantir que a nossa indústria otimize o consumo de recursos, tendo em conta a sua escassez. A remanufatura é um dos pilares da estratégia 4Rs da Valeo. Hoje, remanufaturamos um milhão de produtos todos os anos. Até 2030 vamos duplicar esse volume”.
Em linha com o plano de sustentabilidade do grupo, a Valeo Service, entidade da Valeo dedicada às atividades de pós-venda, criou “I Care 4 the Planet”, uma estratégia totalmente empenhada em reduzir, progressivamente, o impacto adverso do pós-venda automóvel no ambiente. A redução do impacto ambiental diz respeito a três áreas: portefólio de produtos, embalagem e logística entre fábricas e clientes.
No que diz respeito a produtos, a estratégia “I Care 4 the Planet” é a extensão de 40 anos de expertise em remanufatura, abrangendo motores de arranque, alternadores, volante bimassa, pinças de travão, conversores de binário, embreagens pesadas, compressores de ar condicionado e garras.
Na Valeo, em média, 80% do material desses produtos remanufaturados é reaproveitado.
Devido à elevada qualidade de produção e testes rigorosos, a Valeo oferece um período mínimo de garantia de dois anos.
Com sua experiência histórica em remanufatura, conhecimento de produtos de equipamentos originais e relacionamento com clientes, a Valeo dispõe de um extenso portefólio de remanufatura, incluindo os seus próprios produtos, bem como dos seus pares num programa de todas as marcas.
Além disso, “I Care 4 the Planet” não é apenas uma estratégia, mas, também, a primeira e única marca de identificação da indústria aplicada a cada produto mais sustentável.
Foi criado para ajudar os profissionais do mercado de reposição automóvel a fazer a escolha sustentável certa e permitir que identifiquem iniciativas que diminuam o impacto ambiental.
Marlène Carrias-Iked, VP de Marketing Estratégico, Digital e Inovação da Valeo Service, refere que “a Rematec oferece uma oportunidade perfeita para mostrar que a Valeo está na vanguarda da evolução da remanufatura. A Valeo acelerará a sua oferta através do lançamento de mais de 550 referências em categorias de produtos existentes, mas, também, ampliará o seu portefólio de remanufatura para responder à crescente eletrónica dos carros movidos a EV e ADAS”.
E conclui: “O grupo também expandirá o seu portefólio para incluir categorias de produtos mais técnicos, como compressor elétrico, e-drive, atuador pneumático concêntrico (CV) e irá, também, além do automóvel, tendo como primeiro passo as ebikes”.
Mais sobre a Valeo aqui.