Valeo inaugura unidade de produção na China

Localizada em Xangai, a nova fábrica concentra-se em I&D e na produção de Controladores de Domínio e Sistemas Avançados de Assistência à Condução (ADAS).
Check-up Media Valeo China

A Valeo, que se assume como líder global em sistemas de assistência à condução, anunciou a inauguração oficial da sua nova unidade fabril no Parque Industrial de Waigang, localizado no distrito de Jiading, no noroeste de Xangai, na China.

“Sendo um marco importante no desenvolvimento da Valeo na China, a inauguração desta unidade fabril reforça ainda mais as capacidades de fabrico local do grupo e consolida a sua posição de liderança na área dos Sistemas Avançados de Assistência à Condução (ADAS), no mercado chinês e a nível mundial”, adianta o comunicado.

Christophe Périllat, CEO do Grupo Valeo, explica que “a Valeo atribui grande importância ao mercado automóvel chinês como um polo global de inovação, especialmente com Xangai a liderar a tendência global em tecnologias de veículos definidos por software, ADAS e eletrificação”.

Segundo revela, “a inauguração desta unidade de produção é uma medida fundamental para fortalecer as nossas capacidades de inovação do programa ‘Invente com a China’. Demonstra o nosso forte compromisso e confiança em participar, ativamente, na transformação contínua da indústria automóvel chinesa”.

A nova unidade fabril da Valeo ocupa uma área de aproximadamente 30.000 m2. A sua atividade é, principalmente, I&D e fabrico de vários tipos de sensores ADAS, incluindo a tecnologia LiDAR, que desempenha um papel fundamental na viabilização da condução autónoma a partir do Nível 3, e produtos de computação, como controladores de domínio e zonais.

Check-up Media Valeo Shenzhen
Fonte de inovação

“Todas estas tecnologias fazem parte do portefólio de soluções da Valeo, desenvolvido para apoiar a revolução dos veículos definidos por software (SDV), abrindo caminho à condução autónoma e reinventando a experiência no veículo para criar uma mobilidade mais inteligente e sustentável”, pode ler-se no mesmo documento.

E vai mais longe: “A China é uma fonte significativa de inovação para a Divisão BRAIN da Valeo, albergando três instalações integradas de I&D e fabrico em Shenzhen, Guangzhou e Xangai, bem como um centro independente de I&D em Wuhan”.

Em janeiro de 2025, a unidade de Shenzhen foi, oficialmente, reconhecida como “Fábrica Farol” pelo Fórum Económico Mundial e pela McKinsey & Company. No total, a Valeo emprega mais de 18.000 pessoas na China, incluindo 4.500 engenheiros dedicados à inovação e ao avanço tecnológico.

Desde que entrou no mercado chinês, em 1994, a Valeo tem-se mantido fiel ao princípio de “Sê Chinês na China”, expandindo, continuamente, a sua matriz produtiva local através de investimentos sustentados para estabelecer uma base sólida para a inovação e a produção locais.

A inauguração da fábrica da Valeo em Xangai não só demonstra a capacidade de fabrico em constante melhoria da Valeo, como, também, reflete plenamente o seu firme compromisso com o investimento contínuo na China e a melhoria das capacidades locais de produção e inovação.

Mais sobre a Valeo aqui.

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Em estrada