Valeo fornece inversores duplos a dois grandes construtores chineses

Tecnologia combina eficiência recorde e design compacto, reforçando a autonomia e a flexibilidade dos sistemas híbridos e elétricos.
Check-up Media Valeo dual inverter

A Valeo, especialista global em soluções elétricas e eletrónicas para automóveis, anunciou a conquista de dois contratos de fornecimento com importantes fabricantes chineses para a sua nova geração de inversores duplos (Dual Inverter). “A produção em série terá início em 2026, equipando modelos híbridos plug-in (PHEV) das marcas asiáticas”, avança a empresa.

Estratégia de plataforma

“O novo Dual Inverter da Valeo representa um avanço significativo na eletrificação automóvel, combinando design compacto, arquitetura otimizada e eficiência energética recorde, que pode atingir 99%”, explica a Valeo.

Segundo Xavier Dupont, CEO da Valeo Power Division, “estes contratos validam a nossa estratégia de plataforma, que nos permite responder com agilidade às diferentes necessidades dos clientes a nível global”, diz.

E acrescenta: “A China é um mercado essencial para a mobilidade elétrica e estamos prontos para levar esta tecnologia de ponta também aos nossos clientes internacionais”.

Nos veículos elétricos e híbridos, o inversor é o componente responsável por converter a energia da bateria para alimentar os motores elétricos. Nos modelos híbridos plug-in, são habitualmente utilizados dois motores — um para tração e outro para geração — controlados por unidades separadas.

Check-up Media Valeo China

“A inovação da Valeo consiste em fundir ambos num único sistema compacto, partilhando a mesma placa de controlo. O resultado é uma redução de perdas energéticas, custos e volume, ao mesmo tempo que aumenta a autonomia, a eficiência e a flexibilidade de design para os construtores de automóveis”, esclarece a empresa.

Três opções tecnológicas

Com uma arquitetura escalável de 400 a 800V, o Dual Inverter é compatível tanto com os veículos elétricos atuais como com os novos modelos de 800V, preparados para carregamentos ultrarrápidos. “Essa versatilidade permite às marcas reduzir custos de desenvolvimento e cobrir diferentes gamas de veículos com uma única plataforma”, garante a mesma fonte.

A Valeo oferece ainda três opções tecnológicas: “Módulos de silício tradicional (Si) para modelos mais acessíveis, carboneto de silício (SiC) para veículos de alta performance e uma solução híbrida Si/SiC que equilibra custo e desempenho”, diz. Para o condutor, isso traduz-se em “carregamentos mais rápidos, maior autonomia e melhor durabilidade da bateria”, acrescenta a Valeo.

O sistema foi desenvolvido para cumprir o padrão de segurança automóvel mais exigente — ASIL D (Automotive Safety Integrity Level D), garantindo máxima fiabilidade e tolerância a falhas. Esta certificação simplifica o processo de homologação dos fabricantes e reforça a segurança operacional do veículo.

Com mais de 500 mil unidades da primeira geração já produzidas, o Dual Inverter da Valeo define, agora, um novo padrão para desempenho e autonomia em veículos elétricos e híbridos, “consolidando a posição da empresa como parceira estratégica na transição energética da mobilidade global”, remata.

Mais sobre a Valeo aqui.

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Em estrada

Internacional