Originalmente, o APM foi projetado, especificamente, pela Toyota para oferecer uma solução de mobilidade segura e eficiente para atletas e dirigentes durante o grande evento desportivo em Tóquio, Japão, em 2020.
O shuttle elétrico estará novamente no centro das soluções de transporte durante o próximo evento desportivo em Paris para facilitar a mobilidade de todos dentro dos locais desportivos.
Esta versão completamente nova está mais adaptada ao ambiente europeu, podendo acomodar seis pessoas, incluindo o condutor, e foi concebida para uma utilização muito flexível.
Os assentos rebatíveis permitem o transporte de pessoas em cadeiras de rodas. O veículo também está disponível na versão relevo, desenvolvido para atendimento médico, possibilitando o transporte de maca e equipa médica.
“Estamos muito satisfeitos que a Toyota tenha escolhido a tecnologia Valeo eAccess para alimentar os shuttles elétricos APM. Isto confirma a relevância da estratégia da Valeo quando se trata de explorar tecnologias cada vez mais sustentáveis e acessíveis”, disse Christophe Périllat, CEO da Valeo.
“A Valeo contribuirá com as suas tecnologias para tornar este grande evento desportivo mais sustentável, ao mesmo tempo que proporcionará a espetadores e delegações uma experiência de mobilidade adaptada ao ambiente parisiense”, acrescentou.
Acionamento elétrico escalonável
A Toyota escolheu o Valeo eAccess Belt 14, solução “tudo-em-um” (motor, inversor, redutor) que oferece a possibilidade de o veículo operar até 20 km/h com um peso máximo de 1.390 kg.
O eAccess 48V da Valeo combina um gerador de 48 Volt e 13,5 kW, proveniente da plataforma de propulsão elétrica de 48V que já atingiu maturidade suficiente para se tornar num equipamento standard para o mercado automóvel, combinado com um redutor de velocidades e uma inovadora correia elástica nervurada para criar um acionamento elétrico completo.
Esta solução “tudo-em-um” é um sistema de transmissão de motorização automóvel único no panorama da indústria e demonstra a experiência da Valeo e a sua capacidade de propor uma abordagem modular para o mercado em rápido crescimento de veículos ligeiros com motorização.
Dando a possibilidade de atingir velocidades de até 100 km/h e uma autonomia elétrica média de 100 km, o eAccess 48V da Valeo também cumpre os elevados padrões ruído, vibração e aspereza (NVH) e regista-se numa estratégia de médio e longo prazo para reduzir o impacto da pegada ambiental da indústria automóvel (reciclagem em fim de vida, cobertura de material reciclado).
A tecnologia eAccess da Valeo já está a alimentar o automóvel urbano Citroën Ami e, também, outras aplicações, como o veículo de três rodas da Atul, que circula no mercado indiano.
A experiência 48V da Valeo em motores elétricos para pequenas mobilidades também está disponível nos mercados de veículos de duas rodas e a mais recente adição é a moto elétrica BMW CE02.
O eAccess de 48 V da Valeo é um verdadeiro divisor de águas na indústria de propulsão elétrica, pois fornece uma solução acessível e fácil de integrar para uma adoção mais rápida da mobilidade elétrica, uma necessidade para cumprir as crescentes regulamentações ambientais. A Toyota planeia fornecer 250 veículos para o grande evento desportivo que acontecerá em Paris no próximo verão.
Mais sobre a Valeo aqui.