No Salão Automóvel de Paris deste ano, a TotalEnergies e a Valeo anunciaram o reforço da sua parceria para incluir o desenvolvimento de soluções inovadoras para otimizar o desempenho da bateria de veículos elétricos, reduzindo, ao mesmo tempo, a pegada de carbono do veículo.
A parceria tem dois objetivos principais. Primeiro: “O desenvolvimento de uma solução inovadora de refrigeração para baterias de veículos elétricos.
Desde 2022, a TotalEnergies e a Valeo trabalham no desenvolvimento conjunto de uma solução de refrigeração imersiva (dielétrico líquido) que mantém a bateria na temperatura ideal, melhora a sua autonomia, reduz a sua pegada de carbono e protege contra o risco de incêndio”, adianta a Valeo.
Segundo acrescenta, “estão em curso testes de terreno para confirmar o desempenho do sistema no caso de carregamento muito rápido”, sublinha a empresa”.
O segundo programa da parceria envolve a ampliação das vantagens dos novos fluidos imersivos em outras partes do veículo. “O objetivo, em última análise, é desenvolver um novo sistema de gestão térmica para veículos elétricos que seja mais eficiente energeticamente e tenha maior autonomia”, explica a Valeo.

Sustentáveis, seguros e ecológicos
Esta parceria reafirma o compromisso de ambas as empresas em oferecer soluções inovadoras para veículos elétricos que sejam mais sustentáveis, mais seguros e mais ecológicos.
“A parceria entre a TotalEnergies e a Valeo trará inovações à gestão térmica de baterias e veículos elétricos através da utilização de fluidos imersivos que permitem um carregamento muito rápido, preservando, ao mesmo tempo, a vida útil da bateria e permitindo transportes mais limpos”, refere Marie-Noëlle Semeria, diretora de tecnologia da TotalEnergies.
“Desde o início da nossa parceria, em 2022, a colaboração entre a Valeo e a TotalEnergies levou a um desenvolvimento mais rápido de soluções inovadoras, seguras e eficazes para a gestão térmica de baterias. Chegámos à fase de alargar a nossa parceria, que já não diz respeito apenas à bateria, mas a todas as partes do grupo motopropulsor, de forma a maximizar a otimização térmica”, dá conta, por seu turno, Christophe Delhovren, diretor de Tecnologia da Valeo Power Division.
E conclui: “Esta colaboração é fundamental para a estratégia da Valeo para inovações que deem resposta aos desafios de veículos elétricos acessíveis, fiáveis e de baixo carbono”.
Mais sobre a Valeo aqui.