powered by

Valeo e Teledyne FLIR juntas nos sistemas de segurança automóvel

As duas empresas anunciaram a criação de um acordo e do primeiro contrato de imagem térmica para sistemas de segurança automóvel.

A Valeo, parceira tecnológica dos players de mobilidade em todo o mundo, e a Teledyne FLIR, parte da Teledyne Technologies Incorporated, iniciaram uma colaboração estratégica “para levar a tecnologia de imagem térmica à indústria automóvel com o intuito de aumentar a segurança nas estradas”, começa por dar conta o comunicado.

Juntas, garantiram já um grande contrato no final de 2023 com um OEM automóvel global para fornecer as suas “novas câmaras de imagem térmica como parte de uma nova geração de tecnologia para sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) de modo a otimizar a segurança do veículo e do trânsito”, diz.

“A Valeo e a Teledyne FLIR fornecerão a primeira tecnologia de imagem térmica Automotive Safety Integrity Level (ASIL) B para ADAS de visão noturna. Este sistema complementará a ampla gama de sensores da Valeo e contará com a pilha de software ADAS para suportar funções como travagem automática de emergência (AEB) à noite para veículos de passageiros e comerciais, bem como para veículos autónomos”, explica a empresa.

A colaboração reúne a Valeo, especialista mundial em tecnologias de câmaras para automóveis, e a Teledyne FLIR, líder mundial em tecnologia de imagem térmica, para criar a próxima geração de sistemas de fusão de sensores multiespectrais para segurança automóvel.

A Valeo aproveitará a sua ampla experiência em sistemas de visão automóvel para integrar a tecnologia de visão térmica Teledyne FLIR e fornecer ao OEM uma solução completa para visão noturna, incluindo software de perceção baseado em IA e visualização gráfica.

“A Valeo dispõe do portefólio mais extenso de soluções de perceção do mercado e estamos ansiosos para trabalhar com a Teledyne FLIR para adicionar imagens térmicas à nossa oferta”, afirma Marc Vrecko, presidente da Valeo para a área do conforto e assistência à condução.

“Esta nova câmara e o seu software de perceção complementarão a nossa oferta e melhorarão o desempenho geral dos sistemas ADAS e dos veículos autónomos para trazer ainda mais segurança aos utentes da estrada, especialmente à noite”, sublinha.

“A Teledyne FLIR continua a fazer grandes progressos no desenvolvimento e incorpora imagens térmicas em sistemas de segurança automóvel, desde tecnologias de assistência ao condutor até táxis-robots autónomos”, adianta, por sua vez, Paul Clayton, vice-presidente e diretor-geral da Teledyne FLIR.

Check-up Media Valeo thermal imaging 2

“O nosso trabalho com a Valeo permite-nos tornar a tecnologia de imagem térmica onipresente no transporte, desde veículos de passageiros a semi camiões, permitindo que mais motoristas e sistemas automatizados de segurança de veículos vejam na escuridão total, em ambientes desordenados e em condições climatéricas adversas, onde outros sensores existentes têm dificuldade”, refere.

Segurança rodoviária

Nos EUA, dados preliminares da Governor Highway Safety Association descobriram que 2022 foi o ano mais mortal já registado para peões desde que a organização começou a monitorizar esses dados, em 1981.

“O número recorde de mortes de peões, com três quartos a ocorrer à noite, destaca a necessidade de fazer mais para proteger os utentes vulneráveis ​​das estradas, que também incluem ciclistas e grandes mamíferos. Em resposta, os reguladores nos EUA estão a introduzir propostas de regulamentação para padrões de teste mais rigorosos para sistemas de travagem automática de emergência (AEB), incluindo a exigência de testes durante a noite”, revela a Valeo.

“No entanto”, adverte a mesma fonte, “os sistemas AEB existentes não incluem imagens térmicas, que são cruciais para detetar e classificar objetos vivos em condições de pouca luz e climas adversos”.

Mais sobre a Valeo aqui.

DaycoKYB banner

artigos relacionados

Últimas