A Valeo está presente em Ferentino desde 1974 com uma unidade onde o grupo produz tecnologias para gestão térmica dos veículos e unidades HVAC em particular, para OEM italianos.
“Nos últimos 50 anos, Ferentino desenvolveu habilidades e conhecimentos incríveis. No entanto, com a aceleração da eletrificação, a atividade da unidade tem vindo a diminuir lentamente, à medida que os OEM se concentram, cada vez mais, em veículos elétricos, que não utilizam o tipo de sistemas produzidos na unidade de Ferentino”, sublinha a empresa, em comunicado.
“Como resultado, a Valeo tem procurado novas oportunidades para preservar a experiência e garantir o futuro da unidade e dos seus colaboradores”, pode ler-se no mesmo documento.
A Tecnobus é um fabricante italiano de miniautocarros elétricos estabelecido desde 1998 e já presente em Ferentino. “Procura incrementar a sua presença para apoiar o rápido aumento da sua produção à medida que a procura por mobilidade elétrica aumenta”, explica.
Pelo acordo assinado entre os grupos, a Tecnobus assumirá as instalações da Valeo antes do final deste ano. “Para estar em condições de iniciar, rapidamente, as novas linhas de produção, a Tecnobus pretende aproveitar as capacidades industriais existentes, bem como as competências da força de trabalho de 55 pessoas, a quem serão oferecidas vagas. Esta aquisição faz parte de um plano de investimento maior de 30 milhões de euros”, diz.
A Tecnobus pretende desenvolver ainda mais as instalações existentes, bem como recrutar mais de 100 pessoas. Segundo Maurizio Martinelli, presidente do Grupo Valeo em Itália, “a indústria automóvel está a enfrentar a revolução mais impressionante da sua história, com os veículos a tornarem-se elétricos, mais seguros e mais ecológicos”, diz.
E acrescenta: “A Valeo está a antecipar o impacto na sua atividade e nas pessoas com o desenvolvimento e industrialização de novas tecnologias, mas, também, encontrando novas oportunidades para aproveitar a experiência desenvolvida ao longo de décadas nas suas instalações”.
Segundo afirma, “a aquisição pela Tecnobus é uma grande oportunidade para garantir o futuro do local e dos seus habitantes, ao mesmo tempo que contribui com a sua experiência para o desenvolvimento da mobilidade elétrica, em Itália, mas, também, na Europa”.
Mais: “Na Valeo, estamos empenhados em oferecer tecnologias para uma mobilidade acessível e mais sustentável. Esperamos continuar a contribuir para o ecossistema italiano com as nossas outras unidades no país”, frisa.
Paolo Marini, CEO da Tecnobus, refere que “a Tecnobus é, provavelmente, a empresa mais antiga produtora de miniautocarros elétricos do mundo. Embora a produção tenha sido suspensa há uns anos, a Tecnobus vendeu miniautocarros elétricos em 47 principais cidades do mundo nos últimos anos, como líder de mercado”.
“Com a nossa aquisição, ao final de 2021, a meta é reconquistar essa posição de liderança. À medida que a Tecnobus cresce e a procura pelos nossos produtos aumenta, temos muito orgulho em contribuir para a incrível jornada de oferecer soluções para uma mobilidade coletiva mais sustentável, graças às nossas tecnologias elétricas”, enfatiza.
E conclui: “Aproveitando as competências e o património construído pela Valeo, estamos ansiosos por receber a nova força de trabalho e preparar-nos para iniciar a produção na nova localização em Ferentino”.
Mais sobre a Valeo aqui.