Valeo e Smovengo, operadora Vélib Métropole, sistema público de partilha de bicicletas em grande escala em Paris em 64 dos seus municípios, uniram forças para refabricar os motores e baterias das 8.000 bicicletas elétricas Vélib, que percorrem as ruas da cidade-luz.
“A Valeo é o principal parceiro tecnológico dos fabricantes de automóveis globais e desempenha um papel importante na promoção de uma mobilidade mais diversificada. Reconhecendo que não existe uma solução única para a mobilidade nos ambientes urbanos atuais, a Valeo oferece uma gama de soluções para pequenos dispositivos de mobilidade, como bicicletas, scooters e trotinetes elétricas”, avança a empresa, em comunicado.
O compromisso da Valeo com o setor das bicicletas elétricas inclui o fornecimento de motores elétricos Valeo Cyclee e a manutenção circular de outros componentes essenciais utilizados nas bicicletas elétricas, como as Smovengo.
“Trazer esse serviço para a eBike faz parte da estratégia de economia circular (4R) da Valeo para expandir a vida útil dos sistemas de mobilidade existentes. Esta ação concreta é possível graças ao posicionamento único da Valeo para construir a mobilidade sustentável de amanhã”, garante.
Laboratório de eletrónica
Há mais de 40 anos que a Valeo coloca a sua experiência na conceção e fabrico de peças originais ao serviço da refabricação, para oferecer uma gama de produtos com os mais elevados padrões de qualidade”, afirma a empresa.
“Duas unidades da Valeo especializadas em remanufatura foram selecionadas para a parceria com a Smovengo: ‘Laboratório de Eletrónica Circular’ em Nevers para baterias”, sublinha a mesma fonte.
“A Valeo lançou, em 2023, o ‘Laboratório de Eletrónica Circular’ em Nevers (França) para formar uma equipa dedicada que combina flexibilidade, qualidade e competitividade, em contacto com os nossos especialistas internos para incubar projetos de eletrónica circular”, revela.
“Esta unidade lançou, com sucesso, a primeira câmara frontal refabricada e expandiu os seus serviços circulares para pequenas mobilidades, começando pela reparação de baterias para Smovengo”, salienta a empresa.
Recorde-se que Czechowice é o Centro de Competência da Valeo para produtos refabricados, como motores de arranque, alternadores, volantes bimassa, embraiagens duplas e compressores de ar condicionado, estando, agora, a expandir a sua atividade de refabricação para o campo da micromobilidade com os motores equipados nas bicicletas elétricas da Smovengo.
Reciclagem e modernização
Desde que se tornou operadora do Vélib Métropole, em 2018, o maior serviço de partilha de bicicletas baseado em estações do mundo, cobrindo 65 municípios e 450 km2, a Smovengo tem enfrentado um desafio logístico considerável. Diariamente, as equipas no terreno e nas oficinas reparam 1.000 bicicletas para garantir uma disponibilidade constante da frota, 24 horas por dia, todos os dias do ano.
“Para enfrentar este desafio e em resposta à emergência ecológica, a Smovengo optou por reforçar a sua aposta na economia circular, concebendo peças cada vez mais duráveis, fiáveis e, acima de tudo, renováveis. Este esforço, liderado pelo departamento de Investigação & Desenvolvimento, permite o fornecimento de equipamentos de última geração e reduz a dependência de fornecedores asiáticos”, refere a Valeo.
Desde 2020, a empresa implementou um processo industrial completo para reciclagem de peças de reposição. “Todas as peças de manutenção são preparadas para uma segunda vida ou recicladas. Atualmente, 30 colaboradores dedicam-se, diariamente, a testes e reparações desses componentes. Paralelamente, foi instalada uma linha de produção de rodas em Alfortville, que produz, semanalmente, as 2.500 rodas necessárias para a manutenção da frota, utilizando peças novas ou recicladas”, frisa.
“Dando continuidade a estes esforços, a Smovengo foi certificada como fabricante de bicicletas em outubro de 2021, permitindo a produção anual de mais de 2.000 bicicletas elétricas e mecânicas com certificação CE, utilizando, também, peças novas e recicladas”.
Para ir mais longe e reparar peças mais complexas, como motores elétricos e baterias, eram necessários conhecimentos específicos e capacidade de industrialização. Para tal, a Smovengo assinou uma parceria com a Valeo, especialista em reciclagem de peças.
“A Valeo tem o prazer de anunciar a sua parceria com a Smovengo, um importante player na mobilidade urbana em Paris. Esta colaboração para a reparação e refabricação de baterias e motores para bicicletas elétricas Velib demonstra o compromisso da Valeo com uma mobilidade mais segura e sustentável, bem como a sua capacidade de oferecer soluções para a eletrificação de todas as formas de mobilidade”, afirma Eric Schuler, CEO da Valeo Service.
“Como interveniente na mobilidade diária sustentável, é essencial fornecer soluções responsáveis para o desafio ambiental”, explica, por seu turno, Jacques Greiveldinger, diretor-geral da Smovengo.
“Estamos orgulhosos da nossa parceria com a Valeo, cuja experiência nos ajuda a fazer progressos significativos nos nossos compromissos e a melhorar, continuamente, a gestão de peças usadas no setor das bicicletas”, reforça.
E conclui: “Isto representa um triplo benefício: ecológico, económico e otimização da logística para a nossa empresa. A reavaliação de motores e baterias é apenas o primeiro passo desta parceria, que se estenderá a muitas outras peças de bicicletas”.
Mais sobre a Valeo aqui.