powered by

Valeo e BMW testam estacionamento automatizado de nível 4

As duas empresas cooperam na estratégia para desenvolver uma experiência de estacionamento automatizado de nível 4 da próxima geração.

A Valeo e o BMW Group estão a levar o seu relacionamento de longa data para o próximo nível com uma nova parceria. Após o grande anúncio da sua colaboração para o controlador de domínio ADAS, sensores e software para estacionamento e manobra para a próxima geração de plataformas da BMW “Neue Klasse”, as duas empresas anunciam, agora, a sua cooperação para o desenvolvimento conjunto de tecnologias de estacionamento totalmente automatizadas até nível 4.

Em janeiro, ambas as empresas assinaram um acordo para uma cooperação estratégica, que se concentrará no desenvolvimento conjunto da experiência de utilizador de estacionamento de última geração para clientes em áreas privadas e estacionamentos.

Desde a Assistência Automatizada de Manobras até ao Estacionamento com Manobrista Automatizado Nível 4, todas as funções serão baseadas em tecnologia e sensores no veículo. Os serviços baseados em infraestrutura também serão desenvolvidos em conjunto para experimentar estacionamento e cobrança totalmente automatizados em locais de estacionamento públicos devidamente habilitados.

O desenvolvimento conjunto dessas soluções de estacionamento automatizado envolverá mais de 100 especialistas em I&D de ambas as empresas durante a colaboração. As funções do software são baseadas na atual pilha de estacionamento automatizado lançada pela primeira vez com o BMW iX, em 2021. Na próxima geração, será estendida ainda mais por uma poderosa plataforma de computação que aloja os algoritmos desenvolvidos em conjunto.

“Este desenvolvimento conjunto é um marco importante para o BMW Group no que diz respeito à nossa próxima geração de condução e estacionamento automatizados. Com experiências escaláveis ​​de estacionamento de nível 4, confirmamos e fortalecemos a nossa posição de liderança neste domínio”, afirma Nicolai Martin, vice-presidente de Experiência de Condução do BMW Group.

“Para criar funções de utilizador final verdadeiramente surpreendentes, são necessários software e hardware de última geração em todos os aspetos da cadeia de valor digital, bem como o poder de um ecossistema de dados de frota”, acrescenta.

E vai mais longe: “O BMW Group está animado para estender ainda mais a sua parceria duradoura com a Valeo através desta cooperação estratégica. O nosso objetivo é continuar a oferecer experiências de condução e estacionamento de classe mundial para os clientes”.

“Estamos orgulhosos da cooperação de longo prazo entre o BMW Group e a Valeo. O desenvolvimento conjunto e a implantação de soluções de estacionamento automatizado permitirão a operação sem condutor de nível 4 nos próximos veículos de produção em série da BMW”, refere Marc Vrecko, presidente do Grupo de Negócios de Sistemas de Conforto e Assistência à Condução da Valeo.

“Com base em componentes de pilha de software já comercializados, essa cooperação alavancará o nosso know-how e tecnologias, como algoritmos avançados de visão computacional baseados em IA, e permitir-nos-á estender o nosso portefólio para funções L4, bem como para serviços em ‘nuvem’. Outras marcas poderão juntar-se a esta plataforma, com a BMW mais uma vez a estabelecer o padrão para a experiência de utilizador mais intuitiva e agradável que os seus clientes esperam”, diz.

“O Estacionamento com manobrista automatizado (AVP) oferece aos condutores e passageiros uma experiência de estacionamento totalmente automatizada e sem condutor”, explica a Valeo.

Check-up Media Valeo BMW Group 1

“Numa zona de drop-off, o condutor ‘abandona’ o automóvel e o veículo assume tarefas como a localização autónoma de um lugar de estacionamento, as manobras necessárias para estacionar dentro e fora e ainda pode conduzir de volta a uma zona de pick-up para devolver o veículo ao condutor”, pode ler-se no comunicado.

“Para otimizar o uso do tempo de estacionamento, podem ser implantados serviços adicionais, como carregamento totalmente automatizado ou lavagem totalmente automatizada”, dá conta.

“Tais funcionalidades oferecem benefícios reais aos clientes em termos de conforto e segurança. De acordo com o rascunho de um futuro padrão ISO, as soluções de estacionamento com manobrista automatizado serão agrupadas em duas categorias principais, sistemas Tipo 1 e Tipo 2”, adianta.

“Para um sistema Tipo 1, as tecnologias necessárias (incluindo todos os sensores, unidades de computação e algoritmos) são executadas no veículo, enquanto para um sistema Tipo 2 as tecnologias necessárias (incluindo sensores e o sistema de gestão AVP) são instaladas na infraestrutura, por exemplo. Há facilidade de estacionamento e o veículo é controlado pela infraestrutura”, acrescenta ainda a empresa.

A parceria suporta ambos, AVP Tipo 1 e Tipo 2, procurará as soluções mais avançadas para experiências de estacionamento de próxima geração nível 4, de acordo com os requisitos do mercado e do cliente.

Mais sobre a Valeo aqui.

DaycoKYB banner

artigos relacionados

Últimas

Lubrificantes

Atualidade