Valeo distinguida com prémio “EQUIP AUTO Paris 2025”

A conquista do Prémio Internacional de Inovação Automóvel deve-se à embraiagem dupla húmida remanufaturada, a instalar em mais de cinco milhões de veículos na Europa.
Check-up Media Valeo DQ250

“Um avanço nas transmissões sustentáveis: a Valeo procede à remanufatura da complexa embraiagem dupla húmida (DWC) DQ250, instalada em mais de cinco milhões de veículos na Europa”, adianta o comunicado.

Facto que valeu ao fabricante francês a conquista do “Grande Prémio Internacional de Inovação Automóvel EQUIP AUTO Paris 2025”, na categoria “Peças, equipamentos e componentes para o aftermarket”.

“Este reconhecimento reforça a posição de liderança da Valeo no setor das transmissões e o seu compromisso com a economia circular para o mercado de pós-venda, fornecendo soluções fiáveis, acessíveis e com qualidade de equipamento de origem que prolongam a vida útil dos produtos”, explica.

A DQ250 estará disponível em toda a Europa no final de novembro de 2025. “Estamos muito honrados por receber este prémio, que reconhece o nosso profundo compromisso com a remanufatura”, refere Amaury Desombre, diretor de Remanufactura e Reparação do Grupo Valeo e diretor de Marketing de Serviços OES da Valeo.

Segundo revela, “até hoje, já refabricámos um milhão de produtos todos os anos e a nossa ambição passa por duplicar este número para dois milhões até 2030, alargando o nosso portefólio para além das peças tradicionais, incluindo componentes eletrónicos e de alta tensão”.

E vai mais longe: “Acima de tudo, a nossa prioridade é tornar acessíveis produtos com qualidade de equipamento de origem, provando que a economia circular e o desempenho empresarial podem andar de mãos dadas, mantendo a reparação como uma opção viável para todos os veículos, independentemente da sua idade ou complexidade”.

Check-up Media Valeo Paris Motor Show
Processo rigoroso

A DQ250, de dupla embraiagem húmida (DWC), é a mais recente inovação da Valeo na remanufatura de peças de transmissão. Sendo uma transmissão automática de múltiplas velocidades que utiliza duas embraiagens húmidas separadas, a conceção é precisa e complexa. Para dar uma segunda vida a este produto, a Valeo aproveitou a sua vasta experiência em remanufatura para implementar um rigoroso processo industrial.

“Após a desmontagem e limpeza das peças usadas, cada componente é cuidadosamente analisado e verificado de acordo com especificações rigorosas. Os componentes que não obedecem aos critérios são reparados ou substituídos por novos”, dá conta o fabricante.

A embraiagem é, então, montada e testada individualmente no fim da linha, para garantir um desempenho equivalente ao de uma peça nova. A remanufatura é fundamental para a Valeo no mercado de pós-venda e está integrada no programa “Eu preocupo-me com o Planeta”, iniciado pelo grupo para reduzir, progressivamente, o impacto ambiental do setor automóvel.

“A substituição de uma embraiagem húmida dupla é normalmente um processo dispendioso — mais de €600, excluindo mão de obra — em veículos que, por vezes, são antigos e cujos proprietários enfrentam restrições orçamentais”, pode ler-se no mesmo documento.

“Eliminar uma peça devido a um único componente defeituoso não é sustentável nem responsável. Ao reutilizar materiais, a remanuftura ajuda a limitar a extração de recursos e a reduzir o desperdício industrial. Hoje, os produtos refabricados da Valeo contêm, em média, até 80% de materiais reutilizados”, diz.

Check-up Media Valeo
Portefólio crescente

A Valeo dispõe de mais de seis mil referências em quatro linhas principais de produtos: motores de arranque e alternadores, pinças de travão, compressores de ar condicionado e peças de transmissão, incluindo embraiagens, atuador de embraiagem pneumático concêntrico (CPCA) para veículos comerciais e, agora, dupla embraiagem húmida.

O grupo está, também, a expandir as suas atividades de remanufatura para além das peças mecânicas tradicionais, incluindo componentes de alta tensão e eletrónicos. Aproveitando a sua dupla expertise em produtos e refabricação, e apoiado por parcerias estratégicas com a Renault–The Remakers e a Stellantis, o grupo está a expandir-se para novas áreas, como inversores e ecrãs.

Lançado em 1985, o “Prémio Internacional de Inovação Automóvel EQUIP AUTO” destaca as soluções mais inovadoras e eficazes do setor. O júri, composto por 100 jornalistas franceses e internacionais, premeia inovações que trazem benefícios tangíveis aos profissionais de manutenção e serviços automóveis, bem como aos utilizadores.

Mais sobre a Valeo aqui.

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Atualidade

Ligeiros