Juntas, as tecnologias da Valeo geraram um aumento de 50% nos pedidos efetuados em comparação com o ano de 2018, a anterior edição do IAA Transportation. Hoje, a entrada de pedidos na Valeo representa vários milhões de euros.
Tal deve-se não apenas ao aumento simultâneo de 50% no número de tecnologias que a Valeo produz para veículos comerciais, mas, também, ao facto de essas tecnologias responderem, diretamente, à transformação que está a ocorrer na indústria.
A Valeo está a apoiar essas mudanças profundas fornecendo inovações amplamente acessíveis, que, por sua vez, ilustram a aceleração da sua estratégia de crescimento. O grupo anunciou esta estratégia em fevereiro de 2022, com o lançamento do seu plano “Move Up”, estratégia de criação de valor no centro das megatendências que moldam a mobilidade de passageiros e mercadorias.
No IAA Transportation, a Valeo mostrará como os veículos comerciais beneficiam das suas tecnologias nessa área, desde sistemas de eletrificação – que vão muito para além do motor elétrico – até aos ADAS, sistemas de iluminação e conforto.
Na área dos trens de força elétrico, a Valeo cobre uma ampla gama de utilizações, desde entregas de longa distância até entregas last mile em cidades, sem mencionar o transporte de passageiros. Os produtos em exposição variam de alta potência a baixa tensão.
Entre as exibições, estará o novíssimo inversor 800V SiC (carboneto de silício), o “cérebro” que controla o motor elétrico dos camiões, os eixos 400V e 800V, que são as unidades colocadas no meio do eixo do veículo, abrigando o motor elétrico, a transmissão e a eletrónica de potência, e os sistemas híbridos de 48V para comerciais ligeiros.
A tecnologia Valeo Cyclee, que consiste num módulo encaixado no conjunto da pedaleira – sem paralelo na indústria de bicicletas, integra um motor elétrico de 48V, caixa de velocidades automática e software preditivo. É particularmente adequado para bicicletas e triciclos eCargo, fornecendo uma forma rápida e económica de entregar mercadorias nos centros das cidades, mantendo as emissões no mínimo.

Como os veículos elétricos de elevado desempenho não podem existir sem sistemas térmicos inovadores, a Valeo também apresentará as suas tecnologias de controlo térmico de bateria, controlo climático e bomba de calor, incluindo o Valeo REVO-E HP R744, sistema de aquecimento e refrigeração para autocarros elétricos que consome pouco energia, otimizando a autonomia do veículo.
O Valeo FlexHeater, sistema de aquecimento de superfície interior inteligente de baixo consumo de energia para camiões elétricos, que oferece conforto sob medida para o condutor, também estará em evidência.
Da regulação da temperatura do habitáculo à reinvenção da experiência interior, a Valeo deu um passo em frente ao desenvolver inovações que melhoram a segurança e o conforto, tornando a condução mais simples, graças ao software inteligente.
Um exemplo dessas inovações é o DMS (Driver Monitoring System) da Valeo, que é instalado no pilar interno do para-brisa nos comerciais ligeiros. Esta tecnologia representa um grande passo em frente na prevenção da sonolência e distração.
Os sistemas de iluminação LED da Valeo para camiões também são projetados para aumentar a segurança, com a iluminação a ser, agora, usada para informar, orientar, alertar e auxiliar o condutor diariamente.
“A forma como transportamos mercadorias e pessoas está a mudar rapidamente. A Valeo tem estado a preparar-se para isso ao investir intensamente em pesquisa e desenvolvimento (mais de 10% das nossas vendas de equipamento de origem vão para I&D) a cada ano, de modo a poder fornecer soluções significativas e sustentáveis hoje”, afirma.
Mais sobre a Valeo aqui.






