powered by

Um, dois, três, quatro, cinco minutos a carregar uma bateria. Será possível?

Baterias da StoreDot prometem resolver um dos maiores handicaps dos veículos elétricos: o tempo que demoram a carregar. Para esta start-up bastam cinco minutos...

Estará um dos maiores problemas dos veículos elétricos prestes a ser resolvido? Segundo a start-up israelita StoreDot, o tempo em que as baterias demoravam “eternidades” a carregar fará, em breve, parte do passado. Com o desenvolvimento tecnológico das suas baterias, prometem carregamentos em… cinco minutos.

Neste momento, a tecnologia da StoreDot prepara-se para ser ensaiada em automóveis elétricos, terminados os primeiros testes realizados em smartphones e scooters elétricas.

A receita tecnológica para este tempo recorde? A substituição de grafite nas suas baterias de iões de lítio por nanopartículas de metaloide, uma mudança que, garantem os responsáveis, não terá impacto na duração das mesmas nem na sua capacidade de carregamento, mas que, por outro lado, facilita muito o processo.

https://www.youtube.com/watch?v=YYOsJTL72uY

Para o desenvolvimento destas baterias, a StoreDot contou com uma parceria com a chinesa EVE Energy Co., Ltd. E garante que a produção não apenas obrigará a grandes alterações, face às compostas por iões de lítio, como cumprem com todas as exigências em matéria de segurança.

A revolução poderá estar para breve. Mas, para já, ainda não há indicações de quando as novas baterias poderão começar a ser produzidas para os veículos de maiores dimensões.

“A StoreDot continua a fortalecer-se à medida que nos aproximamos da nossa visão de tornar o carregamento de cinco minutos de um veículo elétrico numa realidade comercial”, afirma Doron Myersdorf, CEO da StoreDot.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
SKF_logo300x150_mATA_store_300x150_m2Checkup_club_300x150_finalFUCHS_logo_300x150_mimporspeed_300x150liquimoly_300x150_m

artigos relacionados

Últimas

Pesados

Repintura