Fundada em 1971 na província de Verona, Itália, a empresa é um nome consagrado e líder em filtração para os setores automóvel, de veículos pesados e agrícola. 95% dos fabricantes veículos ligeiros do mundo, incluindo as principais marcas de automóveis alemãs, incluem sistemas de filtração e gestão térmica do Grupo UFI Filters, bem como 50% dos fabricantes de veículos pesados em todo o mundo.
O portefólio de produtos da UFI inclui filtros de ar, de óleo, de combustível, de habitáculo, sistema hidráulico e refrigerantes, bem como permutadores de calor para motores de combustão, veículos elétricos e viaturas híbridas.
Agora, com a criação da NewCo UFI Hydrogen, o grupo transalpino promove a “revolução verde” com soluções inovadoras que visam descarbonizar a economia.
Compromisso com inovação sustentável
A UFI Hydrogen, fundada em 2023, concentra-se no desenvolvimento de membranas revestidas com catalisador (MEAs – Conjuntos de elétrodos de membrana), cruciais para os eletrolisadores de membrana de permuta de protões (PEMs – Membranas de Troca de Protons).
Estas MEAs permitem a produção eficiente de hidrogénio verde e a sua conversão em eletricidade, que pode ser utilizada em diversas aplicações: células de combustível, geração de energia, processos industriais e até mesmo fornecimento de energia doméstica.
Desde 2017 que a UFI Filters investiga e desenvolve produtos relacionados com a utilização de hidrogénio nas células de combustível e requisitos de filtração relacionados. Este ano, a UFI Hydrogen foi a única empresa italiana incluída no programa IPCEI (Projeto Importante de Interesse Europeu Comum, em português): Hy2Move.
No âmbito deste programa, a Comissão Europeia apoia projetos que promovam a mobilidade de hidrogénio com ajudas estatais até 1,4 mil milhões de euros. Giorgio Girondi, presidente do Grupo UFI Filters, começa por explicar que, “na UFI, a nossa missão é contribuir, significativamente, para o processo de descarbonização na Europa e fora dela”.
Segundo afirma, “aproveitando mais de 50 anos de experiência em tecnologia de filtros, o nosso objetivo é avançar na produção de hidrogénio verde e a sua conversão em energia limpa. Os elementos centrais destes processos são as membranas catalisadas, que tenho o prazer de apresentar na Automechanika Frankfurt”.
E vai mais longe: “As MEAs, da UFI, que cumprem os mais elevados padrões de qualidade da UFI Filters, representam um salto significativo para a produção rentável de hidrogénio verde e soluções energéticas à base de hidrogénio, assim como dão um contributo significativo para a estratégia REPowerEU”.
Projeto IPCEI Hy2Move
Apoiado pelo projeto IPCEI Hy2Move, da União Europeia, o presidente do Grupo UFI Filters realça a importância deste programa de inovação para o grupo: “Estamos orgulhosos por fazer parte do projeto IPCEI Hy2Move, da União Europeia, e faremos tudo o que for possível para estar à altura das ambições inovadoras do programa”.
De acordo com Giorgio Girondi, “entre agora e 2028, investiremos cerca de 50 milhões de euros na UFI Hydrogen e criaremos até 100 novos postos de trabalho nesta área de negócio. Além disso, assinámos um acordo com a província de Trento para investirmos, em conjunto, quatro milhões de euros em projetos de investigação inovadores para membranas eletrolisadoras”.
Membranas essas que são cruciais para a separação eletroquímica do hidrogénio e do oxigénio da água como para a conversão catalítica do hidrogénio em eletricidade.
Marco Lazzaroni, CEO da UFI Hydrogen, enfatiza que “a UFI Hydrogen faz a sua estreia europeia na Automechanika com as suas duas tecnologias inovadoras. A membrana MEA UFI.Iridium permite a produção de hidrogénio verde através da eletrólise da água. O UFI.Platinum MEA é, também, essencial para transformar hidrogénio verde em eletricidade, recombinando hidrogénio verde com oxigénio em pilhas de combustível PEM”.
A UFI Hydrogen desenvolve, continuamente, a sua tecnologia MEA. Ao mesmo tempo, a empresa promove a produção e utilização económica de hidrogénio verde, bem como o desenvolvimento de combustíveis verdes para a próxima geração de mobilidade ecológica.
Made in Italy
A produção em série do UFI Hydrogen poderá começar em 2025, Marco Lazzaroni adianta que “no final deste ano, está prevista a abertura de uma fábrica de 14 mil m2 para a produção de membranas catalíticas MEA em Serravalle, na província de Trento, Itália”.
Mais: “As MEAs de hidrogénio da UFI são baseadas na tecnologia, no conhecimento técnico e na industrialização ‘made in Italy’, bem como na importante presença industrial do Grupo UFI na China”, sustenta.
Segundo revela o responsável, “uma grande área de 5.000 m2 da nova fábrica da UFI GREEN, em Jiaxing, será dedicado ao negócio de hidrogénio da UFI, graças ao nosso acordo de joint-venture com a Sinopec, a maior empresa petrolífera e petroquímica do Extremo Oriente”.
E conclui: “Além das inovações relacionadas com o hidrogénio, o Grupo UFI Filters está a apresentar as suas tecnologias em soluções de filtração e gestão térmica na Automechanika Frankfurt 2024”.
Mais sobre a UFI Filters aqui.