UFI Filters fala sobre si mesma no seu primeiro relatório de sustentabilidade

Relatório direciona os negócios do grupo para um modelo de desenvolvimento sustentável, com foco nas pessoas e na responsabilidade social corporativa.

A UFI Filters acaba de lançar o seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, edição 2021, por ocasião do seu 50.° aniversário. O relatório é um documento fundamental para “direcionar os negócios do grupo rumo a um modelo de desenvolvimento sustentável, com atenção específica às pessoas e à responsabilidade social corporativa”, adianta a empresa, em comunicado.

A empresa “acredita na ética empresarial de melhoria contínua e respeito mútuo, que começa dentro de si própria e se estende a clientes e fornecedores com igual importância”, diz. “Além disso”, enfatiza, “o objetivo principal do grupo é preservar os recursos naturais do nosso planeta”, assegura.

“Por essa razão, a UFI Filters está empenhada na investigação e implementação de soluções que garantam o máximo respeito pelo ambiente – disponibilizando sistemas tecnologicamente avançados capazes de reduzir o consumo de energia e as emissões de CO2”, frisa.

“Esses fatores impulsionadores levaram a empresa a publicar o seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, um passo importante que demonstra o seu compromisso com todos os stakeholders em fornecer um relatório preciso sobre questões ambientais, sociais e de gestão, relacionadas com a responsabilidade corporativa”, afirma.

O foco desta primeira edição são as pessoas. “Num momento de dificuldade global, as pessoas fazem a diferença, ajudando-se umas às outras e superando as dificuldades juntas. Este é o espírito que caracteriza o nosso grupo e a nossa história”, explica o presidente da UFI Filters, Giorgio Girondi.

Um período global desafiador está a acelerar as mudanças. A UFI Filters conseguiu “enfrentar o desafio e adaptar-se graças à dedicação e ao espírito imortal do nosso povo”, continua o responsável.

Essa mudança, defende, também envolveu o negócio. “A UFI Filters adaptou e ampliou a sua gama de produtos para ser um dos principais fornecedores globais, também em gestão térmica e eletrificação de veículos”, acrescenta.

O primeiro Relatório de Sustentabilidade é editado seguindo o padrão da Global Reporting Initiative (GRI) e está organizado em seis secções. Inicia-se com a descrição do negócio, antes de apresentar a identidade do grupo como uma organização global que é impulsionada pelo mantra: “Pensar Globalmente e Agir Localmente” e seguida pela Estrutura de Governação.

Prossegue com a avaliação da materialidade que ajudou a definir os principais temas do relatório e o compromisso de sustentabilidade, como o estabelecimento de uma “Cultura de Segurança” nos colaboradores. O relatório concentra-se no ADN global e na política de diversidade, equidade e inclusão do grupo.

Giorgio Girondi, presidente do UFI Filters Group, remata: “Vivemos num mundo que precisa de ser preservado para os nossos filhos e queremos declarar o nosso compromisso com a sustentabilidade e responsabilidade social corporativa. Queremos inspirar os nossos amigos e o nosso povo emitindo este primeiro relatório, o primeiro de muitos que virão, enquanto caminhamos juntos em direção a um futuro novo e empolgante”.

Mais sobre a UFI Filters aqui.

StratioDayco

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Internacional