A UFI Filters, especialista em gestão térmica, marca um importante passo no desenvolvimento de tecnologias para aplicações em células de combustível. A empresa italiana foi escolhida para fornecer o módulo de filtro de ar catódico para o Changan Deep Blue SL03, veículo que o fabricante afirma ser o primeiro carro com célula de combustível de produção em série na China.
Lançado, oficialmente, no ano passado como um veículo elétrico, o Changan Deep Blue SL03, alimentado com uma cadeia cinemática de célula de combustível, será lançado neste verão.
“Equipado com um sistema de pilha de combustível de 55 kW da Shenli Technology, pode atingir uma taxa de geração de energia ultra alta de 20,5 kWh por kg de geração de energia de hidrogénio (eficiência de conversão de energia de hidrogénio superior a 60%). A autonomia do veículo pode chegar a 730 km em condições médias de condução”, revela a UFI Filters, em comunicado.
Sob condições de condução CLTC (condições de condução de veículos ligeiros da China), o consumo de energia de hidrogénio é de apenas 0,65 kg por 100 km e o reabastecimento ultrarrápido pode ser alcançado em três minutos. O sistema de bateria tem uma longa vida útil de 10.000 horas e a degradação do desempenho é inferior a 10%.
O sistema de admissão de ar com célula de combustível para o Changan Deep Blue SL03 foi desenvolvido pelo UFI Group no seu centro de pesquisa e fábrica em Xangai: Sofima Automotive Filter. É um módulo completo que inclui o conjunto do tubo de admissão de ar, conjunto do filtro e conjunto do tubo de saída de ar. Faz parte da gama SUPER ADSORBER, a marca que representa os sistemas de filtração de ar catódicos concebidos e fabricados pela UFI Filters.
“Esta é uma grande conquista para a nossa empresa e atesta o nosso compromisso na produção de tecnologias de elevado nível para veículos de nova energia. O Changan Deep Blue SL03 acelerou o crescimento dos veículos com célula de combustível de hidrogénio no mercado de automóveis de passageiros da China. Marcas independentes como SAIC, Great Wall, GAC e Hongqi também aceleraram o seu interesse na tecnologia”, afirma Giorgio Girondi, presidente do UFI Filters Group.
“Tudo isso levou a um renascimento do mercado de automóveis de passageiros movidos a hidrogénio. O nosso compromisso não para por aí. Graças ao nosso centro de R&D dedicado UFI Cell, com sede em Itália, também atuamos no desenvolvimento de outras tecnologias para aplicações de células de combustível, como deionizadores e conjuntos de eletrodos de membrana (MEA)”, revela.
Mais sobre a UFI FIlters aqui.