powered by

UFI Filters do Brasil reconhecida pela Ford Motor Company

A filial brasileira grupo italiano prepara a sua expansão na América do Sul com a tecnologia F1 para sistemas de filtração concebidos em Jundiaí (SP).

De acordo com o grupo italiano, trata-se de “uma certificação que abre frentes de negócio e aumenta ainda mais o foco em inovação”. A filial brasileira da UFI Filters acaba de receber a distinção Q1 da Ford Motor Company, qualificação máxima da marca norte-americana para fornecedores. O certificado é um reconhecimento dos melhores processos de produção, qualidade e logística para os parceiros da Ford.

A UFI Filters do Brasil faz parte da UFI Filters, multinacional italiana líder mundial em tecnologia de filtração e sistemas de gestão térmica. O grupo é fornecedor de 95% de todas os fabricantes de veículos existentes no mundo. No Brasil, a empresa alcança a certificação máxima da Ford após apenas três anos de parceria.

A UFI chegou ao Brasil em 2016 com a inauguração da fábrica de Jundiaí (SP). Na qualidade de fabricante de filtros de combustível, óleo e ar (para motor e habitáculo), a empresa passou a fornecer sistemas de filtração para o Ford Ranger a partir de 2019.

A marca norte-americana, por seu turno, dispõe de um sistema de pontuação para todos os seus fornecedores, baseado em avaliações mensais de acordo com três critérios principais de qualidade: produto, logística e suporte. Quem atingir 90 pontos, recebe a certificação Q1. Em fevereiro, a UFI Filters do Brasil atingiu 93 pontos.

“Estamos muito honrados por termos sido reconhecidos com a certificação Q1 da Ford, pois mostra a interação dos nossos colaboradores e o trabalho que a UFI faz”, afirma Paulo Nascimento, country manager e diretor de vendas da UFI Filters do Brasil.

“Um trabalho que dá prioridade à qualidade, à entrega e ao desenvolvimento de novas tecnologias”, reforça.

Grande parte dessa certificação deve-se à inovação implementada pela empresa nos seus produtos. A UFI dispõe de tecnologia de filtração Diesel que permite a separação da água. Sistema que equipa a pick-up Ford Ranger produzida na Argentina.

Check-up Media UFI Ford Q1 2

“Temos um processo de coalescência e separação que consegue dar resposta a 99% dessa separação de água dentro dos padrões mais exigentes do mercado, compatível também com biodiesel. Sem esquecer que, com biodiesel, esse processo de separação da água é muito mais complexo e difícil do que com o Diesel comum”, explica Paulo Nascimento.

As novas tecnologias fazem parte do ADN da UFI Filters e estendem-se a outros combustíveis e equipamentos de filtração. A empresa italiana também inovou o processo de filtração de ar do motor com o UFI MULTITUBE, um sistema tubular que aumenta a potência da ventoinha em 4%.

A inovação e o pioneirismo têm origem nos mais de 50 anos de experiência da UFI Filters no mercado global, mas, também, no melhor “laboratório” da indústria automóvel: as pistas. Com efeito, a empresa tem tradição no fornecimento às principais competições do desporto automóvel. Em particular, a principal: Fórmula 1.

Hoje, nove das 10 equipes de Fórmula 1 utilizam filtros UFI. Além disso, os veículos de elevado desempenho também utilizam as tecnologias da empresa para melhorar os seus desempenhos. A empresa, por exemplo, é fornecedora de filtros para marcas como Porsche, Ferrari, Lamborghini e Maserati.

Check-up Media UFI Ford Q1 3

Circuitos de automobilismo e carros desportivos de fabricantes premium são apenas mais alguns “cartões de visita” que a UFI Filters pode exibir na indústria. A certificação Q1 com a Ford é mais um reforço dessas credenciais e vem ratificar a reputação conquistada pela UFI no mercado.

“A Ford dá prioridade aos fornecedores que ostentam essa certificação para novos negócios. Além disso, é uma certificação difícil de ser alcançada e a empresa que a alcança é vista com bons olhos por outros fabricantes do mercado automóvel, pois é garantia de qualidade e bom atendimento”, explica o responsável da UFI.

Na América do Sul, a UFI Filters do Brasil também fornece outras marcas. Entre os clientes, encontram-se General Motors, Fiat, Jeep, IVECO e CNH Industrial. O foco, agora, é expandir as frentes de negócio.

Nesse sentido, a empresa prepara-se para investir na fábrica de Jundiaí, que, hoje, tem capacidade para produzir um milhão de filtros por ano e dispõe de 60 colaboradores.

A UFI promoverá a expansão do seu portefólio para o mercado de reposição, que também inclui um novo filtro para ar condicionado, além do lançamento de filtros para o segmento pesado e off-road. A gama para o mercado de reposição começará a ser produzida em novembro, com lançamento previsto para janeiro de 2023.

Mais sobre a UFI Filters aqui.

StratioDayco

artigos relacionados

Últimas

Pesados

Repintura