A UFI Filters, reconhecida pelo desenvolvimento de sistemas de filtração e gestão térmica para equipamento de origem e mercado de reposição, confirma a sua parceria de longa data com a FPT Industrial. O grupo italiano escolheu a tecnologia de filtro Diesel UFI para o seu motor FPT F28 Stage V de última geração.
“A integração de múltiplas funções num módulo extremamente compacto é uma vantagem fundamental do sistema de filtração UFI e contribuiu, significativamente, para o sucesso deste produto”, explica a UFI Filters, em comunicado.
“Tanto o filtro como o pré-filtro Diesel são montados num único suporte de alumínio fundido e combinam a função de bomba do aquecedor, sensores de temperatura e presença de água”, acrescenta.
O sensor de temperatura e o aquecedor são essenciais para a gestão térmica ideal do combustível, mesmo nas condições ambientais mais adversas. “Na verdade, o motor destina-se a aplicações agrícolas, como a gama Carraro ‘Agricube Pro’ de tratores especializados em pomares e vinhas”, refere.
“Este tipo de sensores elétricos é, portanto, essencial para garantir o funcionamento do motor de quatro cilindros, mesmo em campo aberto e nos meses mais frios, facilitando a produtividade e o baixo consumo do motor. A bomba é um elemento útil durante as operações de substituição do elemento filtrante para recarregar corretamente o combustível no circuito”, diz.
O pré-filtro desempenha um papel central na filtração das partículas mais grossas e desempenha a função principal de separar a água do combustível. “Por esse motivo, está equipado com um sensor de presença de líquido, que indica quando se deve vazar a água separada com uma torneira de purga integrada no sensor”, pode ler-se no mesmo documento.
“Além disso, conta, também, com um meio filtrante misto de celulose e sintético, desenvolvido pela UFI de acordo com as suas especificações de material FormulaUFI.H2O, com capacidade de separação de água superior a 95% conforme ISO 16332 e capacidade de filtração capaz de bloquear mais de 98% das partículas maior que 20 mícrones”, afirma a empresa.
E vai mais longe: “Assim, garante um intervalo de substituição de até 600 horas de trabalho. O filtro também pode contar com a mesma fórmula de filtração, apresentando função de filtração fina, com capacidade de separação superior a 95% para partículas de até 4μm, conforme ISO 19438”.
O comunicado dá conta que a “UFI Filters é sinónimo de fiabilidade, não apenas para veículos ligeiros, mas, também, para motores que precisam de desempenho ainda maior, trabalhando em condições ambientais mais severas, como aplicações agrícolas”.
E conclui com o testemunho de diz Rinaldo Facchini, CEO do Grupo UFI Filters: “Compacidade, alta produtividade e baixo impacto ambiental são os pontos fortes que levaram este motor de 2,8 litros a receber o prémio ‘Diesel do Ano 2020’. Estamos orgulhosos por poder contribuir, significativamente, para esse sucesso com um sistema de filtração que foi desenvolvido em conjunto com o nosso cliente”.
Mais sobre a UFI Filters aqui.