powered by

UFI equipa Temerario com tecnologia Multitube

Novo superdesportivo híbrido da Lamborghini adota a “revolucionária” tecnologia de filtro de ar Multitube da UFI Filters.
Check-up Media UFI Multitube Lamborghini Temerario

O Temerario representa um importante ponto de viragem para a Lamborghini, assinalando o abandono do histórico motor V10, utilizado até agora, para dar lugar a um motor V8 inédito, equipado com dois turbocompressores e combinado com três motores elétricos.

“Uma configuração tão refinada só poderia empregar um componente de filtração de ar do motor tecnologicamente avançado, como o UFI Multitube, a revolucionária caixa de ar desenvolvida pelos pesquisadores da UFI Filters”, avança a empresa.

“Na verdade, o UFI Multitube utiliza uma estrutura tubular patenteada, em vez do tradicional filtro de ar do motor tipo painel. O formato especial do meio filtrante, composto por fibras sintéticas 100% hidrofóbicas, permite um desempenho de filtração muito elevado, entre 98,5 e 98,8%”, explica.

Sistema compacto

Outras características especiais do Multitube incluem a flexibilidade geométrica e as dimensões reduzidas do filtro. “De facto, a estrutura do cartucho permite que os tubos sejam colocados em diferentes posições, ou seja, em paralelo, em série ou de acordo com diferentes geometrias, variando diâmetros e comprimentos de acordo com os requisitos do fabricante do veículo e da localização do filtro”, sublinha a UFI Filters.

“A segunda característica do Multitube diz respeito ao espaço que ocupa, que é reduzido até 50% em comparação com um sistema de painel convencional, sem afetar em nada a sua capacidade de filtração. O que leva a uma redução do peso do filtro, essencial em carros de elevado desempenho, como o Lamborghini Temerario”, reforça a empresa.

Check-up Media UFI Multitube Lamborghini Temerario 2
Mais potência, menor consumo

Outro aspeto importante do Multitube é o seu desenho geométrico. Isto permite otimizar a dinâmica dos fluidos do ar, permitindo a passagem linear pela estrutura para reduzir o arrasto do carro.

“A dinâmica de fluxo melhorada permitiu posicionar o filtro de ar do motor – apresentando um meio filtrante preto por razões estéticas – na área da cava da roda do Lamborghini Temerario, beneficiando do preciso estudo aerodinâmico que permitiu obter um desempenho muito elevado e carga vertical, dispensando uma grande asa traseira”, esclarece a UFI Filters.

“A dinâmica dos fluxos de ar dentro do Multitube também minimiza as perdas de pressão e energia, garantindo um aumento de potência do motor que, segundo testes certificados, pode chegar aos 4% para alguns automóveis, contribuindo, também, para a redução do consumo de combustível e de emissões”, acrescenta.

Refira-se, a propósito, que o UFI Multitube também passou no teste DIN53438 – norma ISO – que determina o grau de combustão de materiais comerciais, recebendo a classificação mais alta possível (F1).

Híbrido assumido

“A excelência tecnológica dos filtros UFI é acompanhada pelas características inovadoras do Temerario. Para este carro, a Lamborghini utiliza, no lugar do V10 naturalmente aspirado usado no antecessor Huracán, um inédito V8 biturbo com capacidade de 4,0 litros, equipado com refinamentos técnicos como cambota, plano, bielas de titânio, cabeças de alumínio e lubrificação por cárter seco. A unidade é capaz de entregar 800 cv entre 9.000 e 9.750 rpm”, afirma a UFI Filters.

Check-up Media Lamborghini Temerario rear

No entanto, o Temerario é um supercarro híbrido plug-in, o que significa que também está equipado com três motores elétricos, dois dos quais localizados no eixo dianteiro (para garantir tração integral) e um colocado entre o motor e a caixa de velocidades, de dupla embraiagem com oito velocidades.

A potência de pico de cada um dos três motores elétricos é de 150 cv, enquanto a potência total combinada do sistema é de 920 cv. A configuração híbrida é complementada por uma bateria recarregável de 3,8 kWh, localizada no túnel central do carro.

Graças a este complexo sistema de propulsão, o Lamborghini Temerario pode funcionar em modo híbrido ou com o motor de combustão desligado (explorando uma potência máxima de 190 cv e apenas com tração do motor dianteiro) ou no modo Performance, que permite a potência máxima de 920 cv.

Utilizações múltiplas

O desempenho do novo Lamborghini é excecionalmente elevado. A velocidade máxima é de 343 km/h, enquanto a aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em apenas 2,7 segundos com função “Launch Control”.

“A excelência do Lamborghini Temerario é, portanto, uma combinação perfeita para as soluções de filtração avançadas do Grupo UFI”, garante a empresa. “A revolucionária tecnologia de filtro de ar do motor UFI Multitube permitiu à UFI Filters dar resposta aos requisitos de instalação para carros de altíssimo desempenho, como o Alfa Romeo 33 Stradale, o Maserati MC20 Cielo e o Porsche 911 GTS, todos equipados com potentes motores de seis cilindros”, defende.

No entanto, o UFI Multitube “não é uma solução exclusiva para automóveis de elevada performance, pois está presente tanto como equipamento de origem como nos catálogos de aftermarket UFI e SOFIMA para o Fiat 500 Híbrido, sob as referências UFI 27.TUB.01 e SOFIMA S 1TUB A respetivamente, estendendo, assim, os benefícios desta tecnologia inovadora ao mundo das peças para automóveis”, conclui.

Mais sobre a UFI Filters aqui.

artigos relacionados

Últimas

Em estrada