Três oficinas lusas premiadas no regresso da Gala EuroPremium

Investir, resistir e vencer. Eis o lema das três oficinas lusas distinguidas na Gala EuroPremium, que elege as melhores das redes TOPCAR, em Portugal, e EuroTaller, em Espanha.

Depois de um ano de ausência, a Gala EuroPremium voltou a premiar as melhores oficinas das redes TOPCAR, em Portugal, e EuroTaller, em Espanha. A Albino & Filhos (Santo Tirso), a Housecar (Penafiel) e a TOPCAR Prior Velho (Loures), foram as contempladas. Um prémio não só para quem resistiu, mas, também, para quem investiu em tempos de pandemia.

Na fase inicial do confinamento, no “longínquo” ano de 2020, foram muitas as manifestações de apoio com que os portugueses e os espanhóis presentearam os profissionais de saúde que estavam na linha da frente do combate à pandemia de covid-19.

O agradecimento — e as salvas de palmas à janela — estenderam-se, mais tarde, a outras profissões, entre eles os trabalhadores dos serviços de limpeza. Homens e mulheres que sujavam as mãos e limpavam as ruas, numa altura em que as ordens eram para que ninguém tocasse em nada e ficasse em casa.

Álvaro León, coordenador da rede EuroTaller — a congénere espanhola da rede TOPCAR — começou a Gala EuroPremium 2021 agradecendo, uma vez mais, a estas pessoas, mas, também, a um grupo que terá sido algo esquecido durante esse período: as oficinas e os mecânicos.

Check-up Media TOPCAR Albino & Filhos
Vanessa Barros, representantes da Albino & Filhos e Isabel Basto
Check-up Media TOPCAR Albino & Filhos 2
A oficina situa-se em Santo Tirso

Um grande número de profissionais que, de forma discreta e silenciosa, continuou a trabalhar dia após dia, precisamente a garantir a “saúde” dos meios de transporte indispensáveis nesses tempos extraordinários — dois quais as ambulâncias, os veículos de transporte de produtos hospitalares e os bens de primeira necessidade ou os carros da polícia são alguns dos exemplos.

A salva de palmas que se seguiu às palavras de Álvaro León foi espontânea e sentida, não porque os responsáveis pelas oficinas presentes parecessem necessitar de palco ou holofotes, mas porque sabem, melhor do que ninguém, das dificuldades pelas quais o setor passou.

A circulação diminuiu, logo os clientes também. Mas eles resistiram. Por isso, estavam na gala. Mais do que para receber os aplausos, para serem distinguidos pelo seu esforço e qualidade dos serviços prestados.

Prémio de exigência

Vanessa Barros, responsável pela gestão da rede TOPCAR, e a pessoa que entregou as distinções às três oficinas portuguesas, completa e reforça o raciocínio do seu colega. “Todas estas oficinas estão aqui presentes e foram distinguidas porque foram muito resistentes e resilientes. Não só não fecharam, como não cederam, cresceram, apostaram em ações de marketing, em formação, renovaram ou criaram novas instalações”, frisou.

Check-up Media TOPCAR Housecar 2
A Housecar está localizada em Penafiel
Check-up Media Housecar TOPCAR
Os responsáveis da oficina viram o seu trabalho ser reconhecido

“Não nos abandonaram, nem abandoaram os seus clientes. E cabe-nos, também a nós, continuar a apostar neles”, acrescentou. Vanessa Barros fez ainda referência à dificuldade que é ganhar um prémio destes, até porque o júri (composto por membros internos da rede) segue padrões rígidos. Uma avaliação que passa por métricas como a imagem das oficinas, a performance, ações de marketing, o envolvimento com a rede e o trabalho com gestores de frotas.

“Reconhecimento do trabalho”

Era, por isso, natural a felicidade dos responsáveis da Albino & Filhos, Housecar e TOPCAR Prior Velho na altura de subir ao palco. Com histórias e percursos distintos entre si, a verdade é que todas elas se enquadram em tudo o que foi dito até aqui.

A TOPCAR Prior Velho, localizada no concelho de Loures, a dois passos de Lisboa, mudou de proprietários em abril deste ano e é, agora, gerida por Miguel e Vasco Sousa, eles que decidiram arriscar, renovar e apostar em mais tecnologia, numa altura em que muitos se retraíram.

Já a Albino & Filhos, fundada em 1998 — empresa que faz parte dos Projetos de Interesse Municipal da cidade, o que mostra a sua importância a nível local — abriu uma nova unidade antes do confinamento, em fevereiro de 2020. Um investimento de €300.000 que criou sete novos postos de trabalho. Não se arrependeram.

Check-up Media TOPCAR Prior Velho
Responsáveis da TOPCAR Prior Velho
Check-up Media TOPCAR Prior Velho 2
Oficina ergue-se no concelho de Loures, a dois passos de Lisboa

Tal como Daniel Magalhães, responsável pela Housecar, localizada em Penafiel, que também não se arrepende. “É o reconhecimento de muitos, muitos anos de trabalho”, diz. Ele que é o exemplo perfeito daquilo que são muitas das oficinas desta rede e do próprio país.

Alguém que começou por baixo, quase sozinho — abriu a oficina em 2011, com mais dois funcionários, atualmente são 10 — depois de sair de uma empresa onde não se sentia valorizado e que, agora, está colher os frutos. Também ele fez um avultado investimento há pouco mais de um ano — cerca de €700.000 —, apostando em novas instalações, mas, igualmente, proporcionando melhores condições aos clientes e funcionários.

Garante que as “valências humanas” são tão ou mais importantes do que as técnicas. E que um dos segredos do sucesso está na palavra dada, que garante ser palavra honrada. “A competitividade neste meio é muito grande. Toda gente promete, a diferença é que nem todos cumprem. Nós temos excelentes condições e cumprimos”, assegurou.

Mais sobre a TOPCAR aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
MF Pinto Import. export peças, S.A.MGMliquimoly_300x150_mkroftoolsSoc. Coercial C. SantosChampion Lubricants

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Internacional

Internacional