Mais importante do que acelerar, é travar. Nesse sentido, os travões são o elemento de segurança ativa mais importante do veículo. Uma das suas peças-chave. Ou não tenha o sistema de travagem a responsabilidade final de imobilizá-lo, no menor espaço possível. Os travões devem, por isso, encontrar-se sempre em perfeito estado de funcionamento.
O material de fricção deve cumprir a norma ECE-R90 da legislação europeia e respeitar o meio ambiente. Por outras palavras, um material de fricção “ecológico” e de elevada qualidade garante o bom controlo e assegura maior eficiência de travagem. Além disso, ajuda a preservar o meio ambiente.
Um dos principais elementos do sistema de travagem é o “fluido de travões”. Quando é de qualidade e se encontra em bom estado, evita a corrosão, aumentando a vida útil dos componentes (cilindro mestre do travão, unidade de ABS e tubos).
Por regra, será de trocar este fluido a cada dois anos, devendo sempre usar-se o recomendado pelo fabricante. Existem dicas que dá a ASER que deverão ser respeitadas para manter os travões em perfeitas condições (ver caixa, neste artigo), conforme explica a central de serviços espanhola na segunda das 12 Causas ASER para 2021.
Uma vez substituído o conjunto, para se beneficiar do correto funcionamento do sistema de travagem é necessário realizar rodagem, evitando travagens bruscas entre os primeiros 200 a 500 km.
Mais sobre a ASER aqui.
Conheça os
conselhos da ASER
A cada 20.000 km e antes de viagens longas, vá a uma oficina de confiança para verificar o estado dos discos e tambores, a espessura das pastilhas e sapatas e a superfície de travagem.
2
Troque sempre os travões aos pares, no mesmo eixo. A eficiência da travagem não depende apenas do bom desempenho, mas, também, da estabilidade em ambas as rodas do mesmo eixo para manter o veículo estável. Não efetue reparações parciais.
3
Substitua o fluido dos travões entre um e dois anos, dependendo da indicação de cada fabricante.
4
O material de fricção deve estar em conformidade com a norma ECR90, em vigor em toda a Europa.
5
Sempre que notar que o veículo trava tarde ou chia, dirija-se a uma oficina de confiança para uma verificação imediata.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade