Toyota e Mazda testam sistema inovador de armazenamento com baterias de veículos elétricos

Marcas iniciam testes conjuntos no Japão para criar um ecossistema de baterias e apoiar a transição para a neutralidade carbónica.
Check-up Media Toyota Mazda storage system

A Toyota Motor Corporation e a Mazda Motor Corporation uniram esforços para testar o Sweep Energy Storage System, “uma solução inovadora da Toyota que utiliza baterias de veículos elétricos para armazenar energia de forma eficiente e sustentável”, explicam as marcas, em comunicado.

“Os ensaios decorrem na fábrica da Mazda em Hiroshima, no Japão, e marcam um passo importante na construção de um ecossistema de baterias capaz de responder aos desafios da mobilidade elétrica e da neutralidade carbónica”, acrescentam.

Carregamentos revolucionários

Durante os testes, o sistema de energia do campus da Mazda — o único sistema de geração de energia operado por um fabricante automóvel no Japão — será interligado ao sistema da Toyota. “Esta integração permitirá carregamentos e descarregamentos estáveis, rápidos e eficientes, maximizando o aproveitamento das baterias e criando condições para uma utilização mais inteligente da energia”, explicam, no mesmo comunicado.

No futuro, a tecnologia será utilizada para equilibrar a oferta e a procura de energias renováveis, que variam de acordo com fatores como condições meteorológicas e hora do dia. Com isso, Toyota e Mazda pretendem contribuir para uma rede elétrica mais estável e apoiar os objetivos de descarbonização.

Abordagem integrada

O projeto insere-se no esforço mais amplo da Associação dos Fabricantes de Automóveis do Japão, que está a trabalhar numa abordagem integrada para os principais desafios da mobilidade do futuro.

“A criação de um ecossistema de baterias pretende reutilizar baterias provenientes de veículos eletrificados, promover o abastecimento sustentável de recursos críticos e consolidar uma cadeia de abastecimento resiliente no Japão”, referem os dois fabricantes.

Segundo as duas empresas, a solução testada “recorre a um sistema avançado que consegue ligar e desligar o fluxo de energia de cada bateria individualmente, mesmo quando estão combinadas baterias novas e degradadas ou unidades de diferentes capacidades”.

Mais sobre a Toyota aqui e sobre a Mazda aqui.

artigos relacionados

Últimas

Atualidade