A inovação não apenas melhoraria a forma como os veículos elétricos são utilizados, como, também, reduziria a sua pegada de carbono. Com a tecnologia atual, os fluidos não podem ser usados para refrigerar a bateria por dentro.
Contudo, a TotalEnergies desenvolveu um novo e inovador líquido de refrigeração dielétrico que pode estar em contacto direto com as células da bateria. A Valeo contribuirá com a sua experiência em sistemas térmicos relacionados para projetar e construir a melhor solução para integrar o esse fluido na bateria do veículo elétrico, otimizando, assim, o desempenho e condicionando-o para temperatura correta.
A pesquisa realizada ao abrigo do acordo permitirá à Valeo reduxzir o peso dos sistemas térmicos utilizados para refrigerar as baterias dos veículos, melhorando, consideravelmente, o peso geral, o alcance de viagem e a pegada de carbono dos veículos elétricos, ao mesmo tempo que melhora a segurança em resposta ao risco de incêndio da bateria.
Para dar resposta a essas necessidades e cumprir outros desafios, como conforto e eficiência do trem de força elétrico, a Valeo desenvolveu sistemas de gestão térmica abrangentes, inteligentes e de baixo carbono, adaptados à intensidade e velocidade de carregamento. E o programa de pesquisa colaborativa com a TotalEnergies permitirá otimizá-los ainda mais.
“O fluido dielétrico desenvolvido pela TotalEnergies completa a nossa linha TotalEnergies QUARTZ EV Fluid voltada para a mobilidade elétrica. É uma solução única e inovadora que visa contribuir para a descarbonização do setor de mobilidade elétrica, uma das prioridades estratégicas da empresa”, afirmou Philippe Charleux, vice-presidente sénior de lubrificantes e especialidades da TotalEnergies.
“Além disso, a vantagem tecnológica que o nosso produto oferece em termos de segurança, um dos nossos valores centrais, torna-o ainda mais exclusivo. Estamos muito satisfeitos em estabelecer esta parceria com a Valeo, com quem partilhamos as mesmas ambições de acelerar o desenvolvimento de soluções de mobilidade sustentável e alcançar a neutralidade carbónica”, acrescentou.
Francisco Moreno, presidente do Grupo de Negócios de Sistemas Térmicos da Valeo, deu conta que “ajudar a reduzir o impacto da mobilidade é central para a estratégia da Valeo. Tecnologias, que contribuem para reduzir as emissões de CO2 e representam, agora, 60% das vendas do grupo”.
E foi mais longe: “A Valeo planeia continuar a expandir o seu portefólio de soluções que promovem a mobilidade de baixo carbono. Esta parceria de pesquisa com a TotalEnergies é uma oportunidade para criar uma solução inovadora que irá acelerar ainda mais a aceitação de veículos elétricos pelos consumidores”.
Além de melhorar a gestão térmica da bateria, o programa é uma oportunidade para otimizar os powertrains elétricos em todas as áreas onde a combinação de fluido dielétrico com sistemas térmicos pode ser benéfica.
Mais sobre a Valeo aqui.