A Schaeffler, “Parceiro de Série e Inovação” oficial do DTM, trará a tecnologia steer-by-wire Space Drive para a grelha de partida em três diferentes carros de três fabricantes alemães: Audi R8 LMS GT3, conduzido pela embaixadora da Schaeffler Sophia Flörsch, Mercedes-AMG, de Gary Paffett, e BMW M6 GT3, de Timo Glock.
Na tecnologia Space Drive, não existe coluna de direção mecânica e os comandos de direção são transmitidos, de forma totalmente digital, através de cabo. “Como parceiro de série do DTM, a Schaeffler está a demonstrar a sua força inovadora e o seu espírito pioneiro”, refere Matthias Zink, CEO Automotive Technologies da Schaeffler.
“Utilizar a tecnologia em condições extremas comprova a sua maturidade e aproxima o desenvolvimento da produção em larga escala. A Space Drive é uma tecnologia-chave exaustivamente experimentada e testada para condução autónoma, com mais de um bilião de quilómetros percorridos em estradas públicas”, acrescenta.
Roland Arnold, CEO da Schaeffler Paravan Technologie GmbH & Co. KG, por seu turno, afirma que “o desporto automóvel sempre foi visto como um acelerador de desenvolvimento. Neste ambiente, o sistema Space Drive está sujeito a tensões extremas, tornando-se o campo de teste ideal para a geração de funcionalidades importantes para o desenvolvimento contínuo do Space Drive 3 para produção em larga escala”.
A condução autónoma é um componente importante do Roadmap 2025 da Schaeffler. Na sua “Vision Chassis 2035”, a empresa desenvolveu um cenário básico para o nível de automação de automóveis e veículos comerciais ligeiros.
Consequentemente, a Schaeffler prevê que, até 2035, cerca de 30% de todos os carros novos e veículos comerciais ligeiros produzidos em todo o mundo sejam, pelo menos, parcialmente automatizados, enquanto metade deles oferecerá capacidade de condução altamente automatizada.
“A crescente automação das funções de condução na estrada para veículos autónomos também impõe requisitos mais rigorosos nas aplicações de chassis no que diz respeito à fiabilidade e segurança”, diz Viktor Molnar, presidente da Divisão de Negócio de Chassis da Schaeffler.
“Continuamos a intensificar as nossas atividades em componentes e sistemas. Estamos no caminho certo para nos tornarmos no parceiro de tecnologia preferencial para soluções de acionamento e chassis inteligentes”, acrescenta.
Previous
Next
Além da utilização da tecnologia Space Drive, a Schaeffler está a comemorar mais uma estreia. Nesta temporada, fará, pela primeira vez, parceria com duas equipas: Marco Wittmann alinhará pela Walkenhorst Motorsport; Sophia Flörsch pela Abt Sportsline.
Ao mesmo tempo, a Schaeffler também promove, ativamente, desenvolvimentos tecnológicos para o futuro do DTM e está em processo de desenvolvimento do sistema de acionamento elétrico para a sua eletrificação, que se tornará realidade em 2023 com o DTM Electric, onde a tecnologia Space Drive também será utilizada. O programa de eventos de apoio do DTM para 2021 incluirá as apresentações do inovador carro de demonstração DTM Electric.
Mais sobre a Schaeffler aqui.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade