A tecnologia LiDAR da Valeo recebeu o SAFETYBEST Award 2023 durante a Gala AUTOBEST, a 11 de maio de 2023, e o ICA Summit Award, na categoria ‘Solução de hardware de sensor automóvel, a 15 de maio de 2023.
“A Valeo é a primeira empresa de nível um a receber o prémio SAFETYBEST, o que demonstra o papel cada vez maior dos fornecedores na promoção da inovação na indústria automóvel”, diz a empresa.
Esses dois prémios para o LiDAR confirmam a liderança tecnológica da Valeo e surgem depois do Prémio Pace, em 2018, e o Prémio de liderança de mercado Frost & Sullivan, em 2022.
“A capacidade da Valeo em cumprir as suas promessas também é reconhecida pelos nossos clientes em todo o mundo. Anunciámos, em março de 2023, pedidos nos últimos 18 meses no valor de mais mil milhões de euros para SCALA 3, o LiDAR de última geração”, dá conta o comunicado.
“A Valeo, líder global em Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS), foi a primeira e continua a ser a empresa líder na produção de sensores de automóveis LiDAR e software de perceção em escala industrial para condução autónoma de nível 3”, explica.
Clément Nouvel, CTO de LiDAR da Valeo explica que “a tecnologia LiDAR da Valeo é o resultado de mais de 10 anos de desenvolvimento e está em produção há mais de cinco anos. Já é utilizada em veículos de todo o mundo e contribui para a segurança dos condutores, bem como para o desenvolvimento da mobilidade automatizada”.
E vai mais longe: “Estamos orgulhosos de receber esses novos prémios, que reconhecem o nosso compromisso no fornecimento das melhores tecnologias para os clientes e na contribuição para uma mobilidade mais ecológica e segura em todo o mundo”.
Valeo SCALA 1 e 2 tornaram realidade a condução autônoma condicional em congestionamentos.
“O SCALA 3 aumentou bastante o domínio de operação – e, portanto, o valor do cliente – de veículos particulares, graças a um escopo mais amplo de uso e suporte de maior velocidade”, refere.
“A Valeo também está posicionada como líder em equipamentos de robot táxis, uma vez que o SCALA 3 permite que os clientes tornem os robots táxis numa realidade em escala, usando a melhor tecnologia comprovada da categoria em produção em massa”, pode ler-se no mesmo documento.
Além dos seus recursos de hardware, o SCALA 3 vem com um conjunto de módulos de software, incluindo perceção e algoritmos baseados em inteligência artificial. As suas funções LiDAR garantem segurança e fiabilidade incomparáveis, através de deteção de bloqueio, de chuva, calibração online ou deteção de desalinhamento.
Pode identificar objetos – como um pneu – deixados numa estrada de asfalto preto sem iluminação a mais de 150 metros à frente, que nem o condutor, nem as câmaras nem os radares podem detetar com segurança.
Identifica, classifica e rastreia objetos, dando ao sistema de fusão do carro o mapeamento 3D completo em redor do veículo e, finalmente, tornando possível a condução autónoma. Esses módulos de software podem ser facilmente incorporados nas principais plataformas SoC e executados em ECU ou controladores de domínio dedicados.
Mais sobre a Valeo aqui.