powered by

Spies Hecker lança duas soluções mate para aplicar em acabamentos

Novo sistema 1+1 da Spies Hecker pode ser combinado para produzir a mais ampla gama de níveis de brilho e corresponder aos acabamentos OEM.

“Tenho boas notícias para si. Tenho produtos mais caros”. É, desta forma, que, João Calha, key account manager da Axalta Coating Systems, por vezes, aborda os responsáveis das oficinas parceiras da empresa, quando sabe que tem em mão novidades como as duas novas soluções mate para aplicar em acabamentos, apresentadas, recentemente, no encontro com a imprensa, em Sintra.

“Mais do que produtos novos, trata-se de um sistema 1+1, porque trabalham em conjunto”, explica o responsável sobre os Permacron Matt Clear Coat System Clear Coat 8185 e Permacron Semi-Gloss System Clear Coat 8170.

“O sistema pode ser combinado para produzir a mais ampla gama de níveis de brilho para corresponder aos acabamentos de produção OEM. É uma nova tecnologia de pigmento mate com um tamanho, significativamente, menor de pigmento e que garante uma nitidez melhorada da cor e do pigmento de efeito: menos cinzento e leitoso no tom lateral”, explica o responsável.

Destaque, entre as vantagens, para a otimização do serviço. “Facilita a vida ao pintor no processo de identificar o grau de brilho”, sublinha João Calha, na apresentação do novo sistema. Além disso, “é flexível e fácil de aplicar em qualquer condição de clima e em qualquer painel, múltiplos painéis e pinturas gerais” e tem ainda a “capacidade de reproduzir com os mais recentes acabamentos OEM ultra mate”, acrescenta a mesma fonte.

Tendência em mate

Segundo João Calha, algo que torna o sistema ainda mais interessante para as oficinas é o facto de o mate ser, hoje, uma das grandes “tendências do mercado”. Mas não só.

O novo sistema 2K Matt, da Spies Hecker, que inclui dois vernizes misturáveis, tem outros aspetos que devem ser considerados. “Os tempos de secagem e de flash-off definidos resultam num aspeto homogéneo e uniforme, sem irregularidades, mesmo com níveis de brilho muito baixos”. Mais: “São hápticos muito melhorados e dão uma sensação de toque extremamente suave depois de seco”.

Check-up Media Axalta

Não menos importante, sobretudo no cenário de grave crise energética, também abordado na apresentação, a poupança de energia que resulta deste sistema. “Consegue tempos de secagem, significativamente, mais curtos”, frisa.

35% mais rápido

O resultado traduz-se numa “vantagem em termos de produtividade”, afirma. “O processo fica 35% mais rápido do que alguns concorrentes”, diz João Calha, sublinhando ainda a particularidade de ser “fácil de utilizar e de ter uma rápida recuperação de fórmulas para cores mate com o software de gestão digital de cores Phoenix”.

Durante a apresentação, foi possível observar, em tempo real, a rapidez e a eficácia do processo de pintura de uma secção de um veículo com o sistema da Spies Hecker.

“As capacidades colorísticas são melhoradas. Mas com o lançamento do sistema Spies Hecker Matt Clear Coat, também se torna possível a pesquisa com espectro em cores mate”, revela João Calha, que realça ainda outras características vantajosas. “São produtos de fácil agitação manual, devido às latas subcheias (800 ml) e dispensam qualquer aditivo especial para plásticos”, refere.

Check-up Media Axalta 2

Seis níveis de mate

“Alguns acabamentos OEM apresentam uma combinação do nível de brilho ultra baixo (5-10 GU) no ângulo de 60°, juntamente com um valor inferior a 20 GU no brilho lateral a 85°”, conta. “Alguns modelos de veículos das marcas VW e Cupra mostram estes acabamentos mate ultra baixos, mas, também, outros podem seguir-se”, acrescenta.

“Este acabamento especial de alto brilho lateral (LSG) requer uma mistura de produtos especial”, diz. “Para obter o melhor nível mate correspondente em todos os ângulos ao reparar determinados modelos de veículos, por exemplo, das marcas VW e Cupra, este verniz é a resposta”.

De modo a facilitar a pesquisa de cores também em mate, “as medições de espectro de superfícies mate são, agora, possíveis”, conta João Calha. E com a introdução da função Correção Alargada em Phoenix, “o ecrã de pesquisa do espectro foi alterado”. Como? “Foi adicionado um botão brilhante/mate que lhe dá a possibilidade de filtrar as cores mate ao efetuar uma pesquisa de espectro”, afirma.

De referir ainda que a gama de níveis de brilho está dividida em seis grupos mate e que o “nível mate sugerido é apresentado na caixa de texto de informações da fórmula de cor individual”. Para que nada falte ao profissional.

Mais sobre a Axalta aqui.

R-M 875x175Glasurit 875x175
CromaxSpies HeckeGravity Paint

artigos relacionados

Últimas

Ligeiros