Há oito anos que a Spies Hecker, uma das marcas de repintura premium da Axalta, é fornecedor oficial da equipa Mercedes-AMG Petronas Formula One. No entanto, esta marca de repintura premium não só fornece as suas tintas inovadoras ao Mercedes-AMG F1 W12 E Performance, como, também, oferece formação abrangente e personalizada aos 10 pintores na oficina de pintura da equipa, em Brackley, Inglaterra.
“No nosso desporto, é necessário trabalhar arduamente todos os dias para nos manter-nos na dianteira, esforçando-nos sempre a 100%. Isto acontece em todos os departamentos da equipa Mercedes-AMG Petronas Formula One, mas, sobretudo, na oficina de pintura”, afirma Andrew Moody, head of paint e graphics da equipa.
“Com produtos a serem lançados constantemente no mercado, evolução das técnicas e avanços nas tecnologias dos materiais de tintas, em conjunto com a imensa pressão para substituirmos componentes entre os fins de semana de corridas, é fundamental que estejamos na vanguarda desses avanços. E recorremos à Spies Hecker para nos ajudar a fazê-lo”, acrescenta.
Formação à media
Todos os anos, os pintores da equipa de Andrew Moody realizam um curso de atualização feito à medida de dois dias após o final da temporada de F1 na Academia de Formação de Repintura da Axalta, em Welwyn Garden City, Inglaterra.
Estas instalações combinam ensino dado por especialistas e as últimas tecnologias de hardware e tintas avançadas num ambiente moderno e espaçoso.
Andrew Moody colabora com Kevin Welling, manager da Academia de Formação de Repintura da Axalta no Reino Unido, para selecionar o conteúdo especificamente para pintores, que inclui todos os problemas que tenham de ser abordados.
Além disso, a academia ajudou Andrew Moody a realizar uma formação diversificada para alguns membros da sua equipa de uma área de especialização para outra área.
“Um dos membros da minha equipa dedicava-se, exclusivamente, à pintura com aerógrafo, mas é necessário que todos possam realizar todos os diferentes aspetos do trabalho. Colaborámos com Kevin Welling para criar um curso especificamente para dar formação de pintura a esse membro da equipa, reconhecendo a sua experiência como pintor de aerógrafo e o facto de que, na altura, trabalhava há sete anos na Oficina de Pintura”, esclarece Andrew Moody.
“As competências eram semelhantes, embora não transferíveis, e os nossos requisitos eram muito específicos, pelo que um curso normal não teria sido simplesmente adequado para o que necessitávamos. Foi ideal poder criar algo que foi totalmente personalizado para os nossos requisitos”, afirma.
Equipa atualizada
“Quando a Spies Hecker lançou o Permasolid Speed-TEC Clear Coat 8810, ficámos muito interessados em saber como funciona, uma vez que se trata de um verniz que seca muito rapidamente. Participámos num curso imersivo de um dia, muito útil, que explicou todas as dicas e truques e permitiu-nos conhecer o produto para podermos utilizá-lo de forma confortável e imediata na Oficina de Pintura”, sublinha Andrew Moody.
Durante a temporada de F1, com 22 corridas em 10 meses, nem sempre é possível os pintores em Brackley deslocarem-se à Academia de Formação de Repintura da Axalta para um curso de atualização.
Mas graças à série Video-TEC, da Spies Hecker, disponível no YouTube, os pintores da equipa de Andrew Moody têm um recurso online à mão sempre que precisarem.
Olaf Adamek, manager de Refinish Brand da Axalta, por sua vez, mostra-se otimista com a parceria. “Estamos muito felizes em colaborar com a equipa Mercedes-AMG Petronas Formula One. É um grande orgulho para nós saber que contribuímos para os carros de corrida terem uma aparência fantástica na pista nos fins de semana de corridas”, diz.
E conclui: “Além disso, consideramos igualmente importante poder partilhar os nossos conhecimentos da indústria com Andrew Moody e a sua equipa, para que possam realizar o respetivo trabalho da melhor forma, todos os dias”.
Mais sobre a Spies Hecker aqui.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade