Spark Alliance liga 1.700 estações de carregamento em toda a Europa

Nova rede pan-europeia junta Atlante, Electra, Fastned e IONITY numa infraestrutura fiável, simples e 100% renovável para condutores de veículos elétricos.
Check-up Media Spark Alliance

Já está ativa a Spark Alliance, a maior e mais fiável rede pan-europeia de carregamento elétrico, resultado de uma parceria inédita entre quatro operadores líderes do setor: Atlante, Electra, Fastned e IONITY.

A partir de agora, os condutores de veículos elétricos podem aceder a mais de 1.700 estações de carregamento em 11 países, através das apps habituais de qualquer um dos parceiros.

“A Spark Alliance pretende simplificar a experiência de carregamento elétrico em toda a Europ”, explica a empresa, em comunicado. “Na prática” sublinha, “todos os pontos de carregamento da aliança ficam, automaticamente, visíveis nas aplicações móveis dos quatro operadores fundadores, permitindo ao utilizador localizar estações com os mais elevados padrões de qualidade e fiabilidade, tudo sem necessidade de novos registos ou aplicações adicionais”.

Uma só app

A integração já em curso permite que os condutores iniciem e paguem carregamentos nas estações da aliança com total conveniência, utilizando apenas a app que já conhecem.

Check-up Media Spark Alliance

“O objetivo é oferecer uma experiência fluida, alimentada 100% por energia renovável e continuamente melhorada com novas funcionalidades previstas para fases futuras”, sublinha a Spark Alliance.

Criada em abril de 2025, a Spark Alliance representa uma visão conjunta para acelerar a transição energética, eliminar barreiras à adoção do veículo elétrico e garantir um serviço à escala europeia, fiável e interligado.

Com 1.700 estações e mais de 11.000 pontos de carregamento disponíveis, a rede está pronta para responder às exigências dos condutores modernos, seja em viagens diárias, profissionais ou escapadelas de verão.

Unidos por uma missão comum, Atlante, Electra, Fastned e IONITY estão a redefinir o futuro da mobilidade elétrica na Europa: “Mais simples, mais acessível e livre de combustíveis fósseis”, dá conta o comunicado.

Mais sobre a Spark Alliance aqui.

artigos relacionados

Últimas

Equipamentos