“Somos pessoas que trabalham para pessoas”, diz Boanerges Neto

Diretor-geral da Euromaster para Portugal e Espanha explica ao Check-up a estratégia, o crescimento e a visão futura da rede especializada na manutenção completa de veículos.
Check-up Media Boanerges Neto

A Euromaster atravessa uma fase de forte afirmação na Península Ibérica, impulsionada por um crescimento sustentado, pela diversificação de serviços e por uma aposta contínua na formação.

Em entrevista ao Check-up, Boanerges Neto, diretor-geral da Euromaster para Portugal e Espanha desde a primavera de 2025, sublinha que a rede “é feita por pessoas e para pessoas”.  E que essa identidade continua a orientar cada decisão estratégica.

Presente em 19 países europeus e com mais de 540 centros na Península Ibérica — 97 dos quais em Portugal —, a Euromaster reforça a sua relevância no universo da manutenção automóvel, integrando pneus, mecânica rápida, veículos elétricos e soluções de nova mobilidade.

Com a tecnologia a transformar a forma como pessoas e empresas se deslocam, a rede prepara-se para acompanhar essa mudança com a ambição de dar resposta a todos os tipos de veículos, independentemente da motorização.

A sustentabilidade, a ética, a proximidade ao cliente e a qualificação das equipas surgem como pilares do grupo, que quer continuar a crescer e a reforçar a capilaridade ibérica até 2026.

Nesta conversa, Boanerges Neto fala sobre expansão, mobilidade elétrica, franchising, modelo “One Network” e do seu próprio percurso dentro do Grupo Michelin.

Check-up Media Boanerges Neto jacket
Desde o seu início, em 1963, que a Euromaster afirma ter-se tornado no maior operador de serviços de pneus e mecânica rápida na Europa. Pode contar-nos um pouco da história desta rede, que pertence ao Grupo Michelin?

A Euromaster foi fundada em Espanha no ano de 1963, com a criação da sociedade Konz Ibérica, especializada em pneus. Foi adquirida pela Michelin em 1968, o que impulsionou o seu crescimento até se tornar na maior rede europeia de oficinas de serviços de pneus e mecânica rápida. Atualmente, está presente em 19 países da Europa e conta com mais de 540 oficinas na Península Ibérica (97 das quais em Portugal).

No início da empresa, os clientes profissionais, ou seja, o canal B2B e os serviços de substituição de pneus e reparação de furos, eram o núcleo das nossas operações.

No entanto, aos poucos, fomos alargando os nossos serviços também aos clientes particulares, além de ampliarmos, gradualmente, os tipos de trabalhos mecânicos relacionados com a manutenção integral do veículo.

Nos últimos anos, a tecnologia dos veículos e, consequentemente, a mobilidade das empresas e das pessoas têm mudado muito. Por isso, na Euromaster, estamos imersos num objetivo ambicioso de dar cobertura a todos os tipos de veículos, a todas as pessoas, independentemente do tipo de tecnologia que utilizam para se deslocarem.

E, aqui, os novos protagonistas são a tecnologia híbrida e 100% elétrica, para as quais os nossos profissionais já estão a adquirir novos conhecimentos teóricos e práticos para prestar um serviço com a qualidade que tem sido reconhecida à Euromaster desde o seu início.

Check-up Media Euromaster look
As oficinas da rede prestam serviços para diversos tipos de viaturas. Considera ser este um dos trunfos da Euromaster para se diferenciar da concorrência?

A missão da Euromaster é prestar um serviço profissional, honesto e de qualidade a todos os tipos de veículos, pelo que consideramos que isso é, efetivamente, um fator diferencial em relação a outras redes oficinais.

O nosso ADN é muito claro nesse sentido: somos pessoas que trabalham para pessoas e o tipo de tecnologia e de veículo que essas pessoas utilizam não é um obstáculo à prestação de um serviço de qualidade.

A Euromaster conta com 97 oficinas em Portugal e mais de 540 na Península Ibérica. Existe intenção de fazer crescer este número para alargar a cobertura do território e permitir, assim, à rede estar em todo o mercado ibérico até 2026?

A nossa rede de oficinas na Península Ibérica tem-se expandido, nos últimos anos, a um ritmo constante e sustentado. No plano estratégico da Euromaster, prevemos aumentar em 50% a nossa rede de centros no mercado ibérico até 2026, tomando como referência o ano de 2020. Este crescimento visa reforçar a nossa presença territorial e a proximidade com os clientes.

No caso de Portugal, já temos uma rede muito consolidada em todo o país, com uma presença importante em todos os distritos, enquadrada no nosso objetivo de expansão na Península Ibérica, que já conta com mais de 540 oficinas, 97 das quais em Portugal, enquanto as restantes se distribuem entre Espanha e Andorra.

“Somos pessoas que trabalham para pessoas e o tipo de tecnologia e de veículo que essas pessoas utilizam não é um obstáculo à prestação de um serviço de qualidade"

Para alcançar este ambicioso objetivo, daremos prioridade ao desenvolvimento de serviços inovadores, especialmente aqueles relacionados com a mobilidade do futuro, com o objetivo de fortalecer a nossa proposta de valor para o utilizador.

No âmbito interno, continuaremos a impulsionar programas de formação e ações que promovam o desenvolvimento do talento e o crescimento profissional de todos os nossos colaboradores.

Que papel cabe à Euromaster Portugal e Espanha na atividade global do grupo, que está presente em 19 países da Europa, sabendo-se que, em apenas quatro anos (2020-2024), a rede aumentou 44% a nível ibérico?

Atualmente, a Euromaster está presente em 19 países europeus, com mais de 2.700 oficinas e mais de 10.700 profissionais. Na Península Ibérica, a rede já ultrapassa as 540 oficinas, o que significa que dois em cada 10 centros (20%) existentes no continente europeu estão no território ibérico. Portanto, Portugal e Espanha são dois países fundamentais para o funcionamento da empresa no nosso continente.

Tem números que possa facultar-nos relativamente à atividade anual da rede em Portugal? Número de colaboradores, volume de faturação, clientes profissionais e particulares atendidos?

A Euromaster aumentou em 12% o seu volume de negócios em Portugal, atingindo 75 milhões de euros em 2024. Da mesma forma, o volume de negócios total em toda a Península Ibérica ultrapassou os 508 milhões de euros.

Por sua vez, em termos de quota de mercado em Portugal, a rede encerrou o exercício com pouco mais de 8% em veículos ligeiros e mais de 13% em veículos industriais.

Em Portugal, contamos com 97 centros franqueados e a nossa ambição é expandir-nos para termos um centro em todas as capitais de distrito, aproximando-nos, assim, mais das pessoas e das suas necessidades.

Check-up Media Boanerges Neto

Cada centro está orientado para oferecer um serviço de qualidade, tanto a clientes profissionais como particulares, apoiado por uma equipa altamente qualificada. Este modelo permite-nos combinar a presença local com os padrões e a experiência de uma rede europeia como a Euromaster.

O respeito pelo meio ambiente é uma das premissas da Euromaster. Qual a política da rede em matéria de sustentabilidade?

Na Euromaster, um dos principais objetivos dentro das práticas de sustentabilidade é tornarmo-nos na rede com menor impacto ambiental (com menor pegada de CO₂). Para consegui-lo, impulsionamos diversas iniciativas, entre as quais a redução do consumo energético nos nossos centros, a renovação da frota de veículos para opções mais eficientes e a implementação de soluções energéticas sustentáveis, como a instalação de painéis solares nas nossas oficinas.

Além disso, incentivamos a redução das emissões entre os nossos clientes com a utilização de pneus especiais que contribuem para reduzir o consumo de combustível, a manutenção responsável dos pneus — incluindo o controlo da pressão, o alinhamento e a rotação — e a promoção de programas certificados de poupança de CO₂, que apoiam os objetivos de pegada de carbono de cada cliente.

Por outro lado, na Euromaster, assumimos um compromisso exemplar com a reciclagem de produtos no final da sua vida útil. Em conjunto com a nossa “casa-mãe”, a Michelin, contribuímos para a produção de milhares de pneus recauchutados todos os anos, garantimos que quase a totalidade dos pneus, óleos e peças sejam geridos por organizações de reciclagem certificadas e desenvolvemos uma política de compras sustentáveis em toda a nossa cadeia de abastecimento.

Por fim, para nos consolidarmos como uma rede verde e sustentável, tanto para os nossos colaboradores como para a sociedade, a Euromaster promove a sensibilização interna sobre as alterações climáticas, organiza e patrocina eventos de voluntariado e ação comunitária, além de oferecer formações práticas em condução eficaz.

Check-up Media Boanerges Neto close

Com estas iniciativas, ajudamos os utilizadores a prolongar a vida útil dos seus pneus e a reduzir o consumo de combustível, contribuindo, assim, para um futuro mais sustentável.

A formação é outra das áreas que a Euromaster leva muito a sério. Que ações promovem para garantir a competência dos colaboradores?

Como prova do firme compromisso da Euromaster com a formação, vale a pena destacar que, durante 2024, aumentámos em 18% as horas de formação dos nossos colaboradores e franqueados.

Este esforço traduziu-se num crescimento exponencial na participação, passando de 1.300 inscrições em 2023 para 6.733 em 2024, o que significa multiplicar por cinco o número de participantes.

Em linha com a evolução do setor e a expansão dos veículos de “nova mobilidade”, os profissionais da rede Euromaster ampliaram os seus conhecimentos teóricos e práticos para oferecer um serviço especializado a veículos elétricos, com especial atenção aos pontos críticos de segurança e manutenção.

O nosso compromisso é que todos os colaboradores estejam totalmente capacitados e ajam com a máxima segurança ao trabalhar com estas novas tecnologias.

As formações são ministradas por uma equipa de profissionais altamente qualificados, responsável por garantir a homogeneidade e a excelência do serviço que oferecemos em todas as oficinas da rede.

“Em Portugal, contamos com 97 centros franqueados e a nossa ambição é expandir-nos para termos um centro em todas as capitais de distrito, aproximando-nos, assim, mais das pessoas e das suas necessidades"

Após cada programa de formação, esta equipa visita, periodicamente, os diferentes centros para verificar a correta aplicação dos conhecimentos adquiridos, esclarecer possíveis dúvidas e garantir a implementação efetiva dos padrões de qualidade Euromaster.

Considera que a mecânica rápida é, hoje, um serviço essencial na atividade de uma rede especialista em manutenção integral de veículos, cujos alicerces da sua fundação assentam no negócio dos pneus?

Para a Euromaster, todos os tipos de serviços que oferecemos a todos os nossos clientes, sejam eles empresas ou particulares, são importantes. É verdade que as intervenções de mecânica rápida, ou seja, a manutenção e as revisões periódicas, estão a ganhar cada vez mais terreno, o que consideramos essencial para uma boa condição do veículo, garantindo, assim, que todos os que circulam diariamente nas nossas estradas cumprem os padrões técnicos mínimos, com vista a evitar acidentes de trânsito e, claro, sem poluir mais do que o estabelecido nas leis ambientais.

Além disso, na Euromaster, consideramo-nos uma rede versátil e multifacetada, capaz de prestar um serviço de qualidade, independentemente do tipo de veículo e de tecnologia.

Por último, não podemos esquecer que somos especialistas em pneus, com uma longa trajetória e acordos muito sólidos com uma grande variedade de fabricantes e fornecedores, o que nos permite oferecer aos nossos clientes um stock muito vasto e variado.

Que tipo de intervenções mecânicas os clientes mais solicitam à Euromaster? E no caso dos serviços de pneus?

Atualmente, os clientes procuram mais do que um bom serviço numa reparação específica: desejam um atendimento personalizado e próximo. Num ambiente cada vez mais digital, o contacto direto com o rececionista ou o mecânico tornou-se num valor acrescentado que muitos sentem falta.

Check-up Media Euromaster tire change

Mais do que nunca, os consumidores valorizam o atendimento humano. São mais exigentes, têm mais informação e mostram menos tolerância para com experiências impessoais.

Num mundo onde as relações se tornam cada vez mais virtuais, aprecia-se o valor do contacto direto: aquele rececionista que se lembra do seu nome ou aquele mecânico que lhe explica com transparência e confiança o que o seu carro precisa. Em suma, valoriza-se a proximidade autêntica, aquela que transforma uma simples visita à oficina numa experiência de confiança e satisfação.

O Código de Ética da Euromaster reitera os valores fundamentais do grupo, tendo sido criada, inclusivamente, a Linha de Ética. Tem havido muitas denúncias confidenciais relacionadas com más práticas ou formas de corrupção?

A Euromaster está comprometida em garantir um ambiente de trabalho seguro para todos os seus colaboradores, em linha com o Código Ético e os nossos valores: Atendimento ao cliente, Honestidade e Confiança. Todos os colaboradores devem comportar-se respeitando esses princípios, tanto internamente como com os nossos colaboradores externos.

Para garantir uma conduta ética em todas as nossas atividades, promovemos uma cultura de transparência, onde cada colaborador pode ter a oportunidade de denunciar, de boa-fé, qualquer comportamento inadequado ou que viole o Código Ético ou qualquer outra norma ou lei.

Também disponibilizamos a qualquer colaborador da Euromaster na Europa uma Linha Ética, apoiada pela Michelin, que permite denunciar qualquer comportamento inadequado. As pessoas que denunciam, de boa-fé, possíveis casos de incumprimento, estão protegidas de qualquer tipo de represália.

Check-up Media Boanerges Neto up

O nosso compromisso com os valores que defendemos é inabalável. Por isso, levamos muito a sério cada consulta ou reclamação à Linha Ética. Estamos satisfeitos com a aceitação por parte de todos os colaboradores e muito orgulhosos do grupo do qual fazemos parte.

A Euromaster registou, em 2024, um aumento de 12% no volume de negócios em Portugal, atingindo os 75 milhões de euros. Qual a previsão da rede para 2025?

Hoje, a rede Euromaster na Europa está presente em 19 países. A nossa intenção é continuar a abrir novas oficinas em todos os cantos da Europa, de acordo com o nosso conceito de capilaridade geográfica, de forma a podermos prestar serviços nos principais núcleos populacionais.

Em Portugal, já temos uma rede muito consolidada, com uma presença importante em todos os distritos, o que está em linha com o nosso objetivo de expansão da rede na Península Ibérica.

A nossa estratégia para Portugal passa por manter a liderança que temos e tentaremos aumentar, ligeiramente, a nossa quota de mercado atual de mais de 8% em veículos ligeiros e mais de 13% em veículos industriais.

De que forma está a Euromaster adaptada à nova forma de mobilidade? A rede já intervenciona veículos elétricos? Se sim, em quantos centros?

A rede de oficinas Euromaster na Península Ibérica está totalmente preparada para oferecer um serviço de elevada qualidade a veículos elétricos e híbridos. Esta conquista é o resultado do forte compromisso com a formação que a Euromaster tem vindo a promover nos últimos anos.

Estamos plenamente conscientes de que a profissão de mecânico é dinâmica, em constante evolução, adaptando-se aos avanços tecnológicos e às novas formas de mobilidade.

“Sendo brasileiro, sempre senti uma ligação especial com Portugal. Além dos laços históricos e culturais, valorizo a afinidade linguística e a abertura do mercado português, que facilitou a minha colaboração em projetos internacionais e enriqueceu a minha trajetória profissional"

Como prova deste compromisso, durante 2024 aumentámos em 18% as horas de formação destinadas aos nossos colaboradores e franqueados, o que se traduziu num crescimento sem precedentes na participação: passámos de 1.300 inscrições em 2023 para 6.733 em 2024, ou seja, cinco vezes mais do que no ano anterior.

A mudança organizacional “One Network”, modelo em que os critérios são unificados no funcionamento de todas as oficinas da rede, já se encontra concluído?

Em 2025, na Euromaster, demos passos importantes na nossa mudança organizacional “One Network”, um modelo em que se unificam os critérios no funcionamento de todas as oficinas da rede. O objetivo deste novo modelo é melhorar a eficiência e a flexibilidade no atendimento aos clientes, independentemente do tipo de oficina.

Além disso, a empresa apoia este modelo para aumentar a margem de exploração em todas as soluções para veículos ligeiros e pesados. Promover a padronização e a eficiência operacional requer investimento em formação, processos e ferramentas partilhadas para garantir consistência e oportunidades de desenvolvimento para o talento em toda a rede.

Boanerges Corado Neto, que ingressou no Grupo Michelin em 1993, é, desde a primavera de 2025, o novo diretor-geral da Euromaster para Portugal e Espanha. Que balanço faz do seu percurso profissional e, sendo brasileiro, sente alguma ligação especial com o mercado português?

A minha relação com o Grupo Michelin é uma verdadeira história de vida: faz parte de quem eu sou. Tive a sorte de trabalhar em mercados tão diversos como o Brasil, a Argentina, o México e o Reino Unido.

Este novo desafio representa uma oportunidade para conhecer mercados como Portugal e Espanha e, ao mesmo tempo, um desafio enriquecedor que me permite colocar em prática tudo o que aprendi ao longo destes anos no grupo.

Encaro-o com a humildade de quem reconhece o talento da equipa que trabalhou durante anos neste projeto apaixonante e com a ilusão de contribuir para impulsionar os seus resultados e deixar uma marca positiva nesta grande equipa.

Check-up Media Euromaster

Sendo brasileiro, sempre senti uma ligação especial com Portugal. Além dos laços históricos e culturais, valorizo a afinidade linguística e a abertura do mercado português, que facilitou a minha colaboração em projetos internacionais e enriqueceu a minha trajetória profissional.

A Euromaster pretende reforçar a sua presença em Portugal com novos franqueados, oferecendo suporte total, formação contínua e tecnologia de ponta. Considera que o franchising é, hoje, uma resposta estratégica às novas exigências do setor da reparação e manutenção automóvel?

O franchising desempenha um papel fundamental na expansão da nossa rede em vários países europeus, especialmente em Portugal, onde todos os nossos centros são franqueados.

Um dos aspetos que sempre distinguiu a Euromaster é a relação próxima e constante com as suas oficinas franqueadas, um fator-chave que permitiu que tanto a empresa como cada um destes centros gerassem negócios e crescessem em conjunto.

Para fortalecer ainda mais esta relação, baseada na confiança mútua e na comunicação constante, a Euromaster apoia-se na honestidade dos seus colaboradores e no profissionalismo de toda a equipa.

Este compromisso garante um serviço de qualidade e uma atenção personalizada, tornando a honestidade e o profissionalismo motores do crescimento partilhado.

O fruto deste trabalho conjunto é a máxima satisfação dos nossos clientes, que recomendam as suas oficinas Euromaster a outras pessoas, reforçando, assim, a confiança e o prestígio da nossa rede.

artigos relacionados

Últimas

Equipamentos

Em estrada

Em estrada