Os modelos mais recentes das marcas Renault e Dacia podem incorporar determinadas medidas para impedir o acesso não autorizado à eletrónica dos veículos, o que pode colocar em risco a segurança do próprio veículo e dos seus ocupantes.
Estas medidas requerem um desbloqueio prévio do veículo para efetuar um diagnóstico completo, caso contrário algumas funções de diagnóstico não estarão disponíveis.
Para o efeito, de modo a realizar um check-up completo destes veículos, o software de diagnóstico online Bosch ESI[tronic] 2.0 oferece, desde outubro de 2020, uma solução de Diagnóstico Seguro específica para as marcas Renault e Dacia.
Com o intuito de desbloquear as funções de diagnóstico avançado, a solução de ambas as marcas requer a utilização de um token de segurança (USB) e de uma aplicação de software denominada “Unlock Gateway Module”, disponibilizada pelo Grupo Renault.
Para isso, a primeira coisa que a oficina precisa de fazer é criar uma conta Renault e solicitar, comprar e instalar o token de segurança e o software. Uma vez realizadas essas etapas, o equipamento de diagnóstico KTS 560, 590 ou 350 é conectado ao OBD e a aplicação “Unlock Gateway Module” é ativada.
A partir desse momento, passa a ser possível aceder ao ESI[tronic] 2.0 e fazer o diagnóstico, como é habitual. O procedimento a seguir pode ser visto no vídeo da Bosch acima.
O conceito da Renault e da Dacia é baseado numa solução de Diagnóstico Seguro com tecnologia PassThru, para a qual é necessária a utilização de um módulo de comunicação com interface PassThru conforme o padrão SAE J2534 e conexão à Internet. Os dispositivos Bosch KTS 560, KTS 590 e KTS 350 respondem a todos os requisitos necessários.
Se esta ativação não for realizada, o diagnóstico do veículo é limitado e algumas funções, como o teste de atuadores, de funcionamento e outras especiais com acesso a diagnóstico detalhado e ajustes/configurações, podem ser desativadas.
Com a nova atualização 2021 | 2, o Bosch ESI[tronic] 2.0 Online informa o cliente, através de uma mensagem pop-up, se o veículo está equipado com Diagnóstico Seguro, o que economiza tempo na oficina e evita possíveis erros. Além disso, garante que o cliente sabe, a todo o momento, quando é necessária a solução de segurança Renault e Dacia.
Mais sobre a Bosch aqui.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade