Soc. Com. C. Santos: muito mais do que viaturas, peças e serviços

A participação em ações de cariz mui nobre faz parte do ADN do histórico concessionário Mercedes-Benz e smart. A recolha de sangue, nas instalações da Maia-Aeroporto, foi mais uma.

As instalações da Soc. Com. C. Santos, na Maia-Aeroporto, receberam, ontem, dia 20 de abril, uma ação de dádiva de sangue. A iniciativa ocorreu em parceria com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação – Centro de Sangue e Transplantação do Porto (IPST – CSTP), tendo contado com uma ampla participação de colaboradores, embaixadores e clientes do histórico concessionário Mercedes-Benz e smart.

Mais de meia centena de colheitas de sangue e componentes sanguíneos foram efetuadas pelo IPST – CSTP. Ao todo, a ação contou com 71 inscritos (45 homens e 26 mulheres), sendo que 41 fizeram-no pela primeira vez. Foi realizado um total efetivo de 51 colheitas.

Sob o mote “Dar Energia à Vida”, os 71 inscritos deram um grande contributo para a causa solidária da dádiva de sangue. Daquele número, a maioria dos dadores é colaboradora da Soc. Com. C. Santos, mas há a destacar um número importante de clientes e parceiros da empresa, que tiraram parte do seu tempo para dar sangue e componentes sanguíneos.

Também os embaixadores e parceiros da empresa se associaram à iniciativa, não só com a promoção da ação, como, também, na própria dádiva de sangue. É o caso do mágico Mário Daniel, que foi um dos dadores de sangue e componentes sanguíneos.

As atletas olímpicas Salomé Rocha e Catarina Ribeiro, não faltaram à chamada e apenas não doaram sangue por estarem em plena época de competição (a dádiva interferiria com o apertado plano de treinos que têm).

“Cada ação de colheita conta. Cada dador conta. Cada unidade colhida conta. Cada dador que é fidelizado conta. Obrigado à Soc. Com. C. Santos por se ter envolvido nesta responsabilidade social, que é um dever, de alertar e colaborar nesta causa – a dádiva – que a todos diz respeito. Muito obrigado por este vosso gesto, que estou certo terá continuidade em termos futuros”, refere Jorge Condeço, diretor técnico do Centro de Sangue e Transplantação do Porto.

“A dádiva regular de sangue é uma forma de salvar vidas. Cooperar com o IPST para que mais pessoas do universo Soc. Com. C. Santos – clientes, colaboradores, embaixadores e parceiros – possam dar o seu contributo, tanto fazendo a sua dádiva como aumentando a notoriedade de tão nobre causa, é muito gratificantes para nós”, afirma, por seu turno, Pinho da Costa, administrador-delegado da empresa.

Check-up Media Soc. Com. C. Santos IPST CSTP 2

O número de dadores de sangue em Portugal está a baixar. O IPST contabiliza uma quebra de 30% entre 2011 e 2020 (descida superior a 80 mil dadores, de 217.159 para 188.601). Também o volume absoluto de dádivas caiu cerca de 30%, de quase 411 mil em 2011 para menos 288 mil em 2020.

A situação atual não é crítica, uma vez que as necessidades também têm vindo a diminuir fruto da otimização da utilização da transfusão. No entanto, é objetivo do IPST encontrar estratégias para fidelizar os atuais dadores, assim como conseguir mais pessoas para doarem, até porque o sangue e respetivos componentes têm prazos de utilização bastante apertados após recolha.

Com esta ação nas suas instalações, a Soc. Com. C. Santos pretende, à sua escala, contribuir para que mais pessoas doem sangue e que se tornem dadores regulares. Esta iniciativa integra-se no Soc. Com.unity, projeto de ações solidárias do histórico concessionário Mercedes-Benz e smart, já com 76 anos.

Mais sobre a Soc. Com. C. Santos aqui.

liquimoly_300x150_mMewaMF Pinto Import. export peças, S.A.são jose PneusSKFAser aftermarket AutomotiveDaycoSWAG_300x150BlueprintQF-LDA RacingChampion LubricantsWRX Wolf

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Atualidade

Internacional