“Os homens e mulheres que, diariamente, dão o seu tempo e, muitas vezes, arriscam a própria vida pelo bem comum, merecem o aplauso de toda a sociedade”, recorda a Soc. Com. C. Santos, que, hoje, 4 de maio, assinala o Dia Internacional do Bombeiro com uma homenagem a todas as corporações nacionais.
“Os bombeiros dedicam-se à proteção da vida e da propriedade. São inúmeras horas – voluntárias ou profissionais – que muitos homens e mulheres dedicam sem hesitar. O Dia Internacional do Bombeiro foi estabelecido em 1999, na sequência da trágica morte de cinco bombeiros num incêndio na Austrália (no fim do ano anterior)”, afirma a empresa.
A aprovação da proposta de homenagear os bombeiros que perderam a vida em serviço surgiu após uma intensa circulação de emails pelo mundo a pedir homenagem aos soldados da paz. 4 de maio é o dia de São Floriano, o padroeiro dos bombeiros. Em Portugal, é, também, assinalado o Dia Nacional do Bombeiro Profissional, a 11 de novembro.
“O Dia Internacional do Bombeiro é o momento para a comunidade mundial reconhecer e honrar os sacrifícios que os bombeiros fazem para garantir que as suas comunidades e meio ambiente estejam o mais seguros possível. Pela parte da Soc. Com. C. Santos agradecemos o contributo diário que milhares de homens e mulheres dão o melhor de si pelo bem comum”, salienta Patrícia Almeida, chefe de vendas de veículos comerciais ligeiros da empresa.
465 corporações em Portugal
O número de bombeiros (voluntários ou profissionais) em Portugal é ligeiramente superior a 26 mil, segundo a base de dados Pordata. De acordo com a mesma fonte, os 26.123 bombeiros portugueses (dados de 2021) são o número mais baixo desde que há registo (1993).
Em 2002, ano em que se deu um pico no número de operacionais, eram 42.258 os bombeiros no ativo. Já em 1993, estavam registados 38.126 bombeiros.
Quanto ao número de instituições, a Pordata contabilizava 465 corporações nacionais de bombeiros em 2021, contra 436 em 1993. O ano em que existiam mais corporações de bombeiros em Portugal foi 2007, com 477 instituições.
Portugal era, em 2021, o oitavo país da União Europeia (UE) com mais bombeiros profissionais. Os dados do Eurostat, o gabinete estatístico comunitário, indicam que, naquele ano, o nosso país tinha 14.037 bombeiros profissionais empregados de um total de 365.071 em toda a UE (0,2% do emprego de todo o espaço comunitário).
A Soc. Com. C. Santos tem uma “relação histórica” com várias corporações de bombeiros portuguesas, procurando ser parceiro tanto na venda como no pós-venda. O reforço da equipa especializada neste setor tem revelado resultados e, isso, reflete-se em vários fatores, entre os quais no número de entregas de ambulâncias e veículos de transporte de doentes.
Em 2021, foram comercializadas 11 viaturas pela Soc. Com. C. Santos, um número que cresceu para 15 veículos no ano passado. Em 2023, só no primeiro semestre, foram 12 as viaturas entregues pelo representante Mercedes-Benz Vans a corporações de bombeiros, o que abre perspetivas para um ano recorde nesta área.
“As empresas têm sempre legítimos objetivos comerciais e a nossa não é diferente. No entanto, acreditamos que este crescimento no número de viaturas entregues tem como razão o trabalho que a equipa da Soc. Com. C. Santos desenvolve no terreno com as corporações de bombeiros. Estamos aqui para criar parcerias duradouras e, também, para agradecer o trabalho diário que desenvolvem a favor das comunidades”, destaca Patrícia Almeida.
Mais sobre a Soc. Com. C. Santos aqui.