A Soc. Com. C. Santos apresentou o novo Mercedes-Benz CLA elétrico em estreia absoluta no Campeonato de Portugal de Novas Energias (CPNE), participando no Fafe Eco Rally, disputado nos dias 25 e 26 de outubro, prova que encerrou a temporada de 2025.
Desporto e sustentabilidade
O Mercedes-Benz CLA 250+, cedido pela Soc. Com. C. Santos, foi conduzido por Luís Barral (piloto) e Luís Grave (navegador), representando a Associação do Desporto Automóvel de Vila do Conde (ADAVC).
A competição, organizada pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), é exclusiva para veículos 100% elétricos, valorizando eficiência energética, regularidade e controlo de consumo, em vez da velocidade.
Na estreia, a dupla levou o CLA até ao 11.° lugar entre 31 equipas, um resultado positivo considerando que foi a primeira prova para o piloto, o navegador e o próprio modelo.
 
															“Esta estreia representa um novo desafio que alia a paixão pelo desporto automóvel à sustentabilidade”, afirmou Luís Barral, presidente da ADA e piloto da equipa.
“Para uma primeira participação, saímo-nos muito bem e foi uma honra representar Vila do Conde. Agradecemos à Soc. Com. C. Santos a cedência do Mercedes-Benz CLA 250+, um modelo muito equilibrado e fácil de conduzir, com todos os atributos para ser um sucesso”.
Prova simbólica
Também Aquiles Pinto, relações públicas da Soc. Com. C. Santos, destacou o simbolismo desta participação: “Foi uma verdadeira honra estrear o novo Mercedes-Benz CLA elétrico no CPNE da FPAK, uma competição que tem ganho grande destaque. O CLA é das melhores propostas elétricas do mercado e nada melhor do que demonstrar esta tecnologia de ponta em parceria com a ADA, numa prova com tanta visibilidade”.
O novo Mercedes-Benz CLA é o modelo “mais inteligente alguma vez desenvolvido pela marca, assinalando o início de uma nova família de veículos que incluirá versões 100% elétricas e híbridas”, explica a empresa, em comunicado. A versão elétrica, equipada com tecnologia EQ, oferece autonomia máxima de 790 km (ciclo WLTP) e permite “ganhar” 325 km em apenas 10 minutos.
 
															Disponível em duas versões — CLA 250+ com 272 cv (desde €55.500) e CLA 350 4Matic com 354 cv e tração integral (a partir de €60.050) —, o modelo combina design, eficiência e tecnologia de ponta, reforçando o compromisso da Mercedes-Benz com a mobilidade elétrica.
A versão Shooting Brake, primeira carrinha 100% elétrica da marca, chegará ao mercado em 2026, consolidando a ofensiva elétrica da Mercedes-Benz.
Mais sobre a Soc. Com. C. Santos aqui.
 
								 
								 
								 
															 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								