A Soc. Com. C. Santos apoiou uma iniciativa de surf inclusivo promovida pela Deeply e pela associação Wave by Wave, no âmbito da Matosinhos Surf School Cup. O concessionário Mercedes-Benz e smart cedeu a viatura que assegurou a mobilidade para a ação, realizada, ontem, dia 5 de dezembro.
A Wave by Wave aproveitou a mais recente etapa da Matosinhos Surf School Cup 2021 para promover o batismo de surf para um grupo de seis crianças e jovens. O transporte foi feito por esta entidade num Mercedes-Benz eVito Tourer cedido pela Soc. Com. C. Santos.
Trata-se de um modelo 100% elétrico com uma potência de 150 kW (204 cv) e uma autonomia combinada de 358 km, mantendo a mesma capacidade de carga da versão equivalente de combustão, mas sem emissões, o que é um reforço de sustentabilidade para os nobres objetivos da iniciativa social a que deu mobilidade.
Intervenção terapêutica
A Wave by Wave é uma intervenção terapêutica baseada no surf, denominada surf therapy, pensada e levada a cabo por técnicos de saúde mental e instrutores da modalidade, para intervir e prevenir junto de populações de risco.
De acordo com a Wave by Wave, a surf therapy “alia os benefícios da prática do surf e do contacto com a natureza a uma intervenção terapêutica em grupo para promover indicadores como a regulação emocional, a resiliência, a redução de problemas comportamentais e outros promotores do bem-estar e saúde mental”.
Trata-se de um método já utilizado em países como Reino Unido, Austrália ou África do Sul e “com resultados comprovados”, segundo a associação, que tem presença na Grande Lisboa e no Grande Porto.
“O nosso objetivo é contribuir para a reabilitação física e psicológica, bem como a promoção da saúde mental dos participantes”, explica a Wave by Wave.
“Através de uma estrutura cuidada que se baseia em princípios fundamentais como o respeito, o diálogo, a escuta empática e ativa, a não violência, o ensino pelo exemplo e a recetividade”, sublinha.
Campeonato entre escolas
Já com três etapas realizadas (além da praia de Matosinhos, Cabo do Mundo e Aterro), a Matosinhos Surf School é um campeonato municipal entre escolas de surf. Tem um formato de competição em estafeta, inovador em Portugal, que se inspira no da tradicional Aloha Cup, da ISA – Associação Internacional de Surf.
Cada escola estará representada por uma equipa mista de cinco elementos (treinador e quatro alunos). Cada prova coroa uma escola de surf vencedora, sendo que, no final de todas as etapas, será atribuído o título de escola de surf campeã do concelho de Matosinhos.
Mais sobre a Soc. Com. C. Santos aqui.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade