A Soc. Com. C. Santos é um dos parceiros do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI). A 47.ª edição daquele que é um dos maiores e mais antigos festivais de teatro em Portugal decorrerá de 15 a 26 de maio, em várias salas do norte do país.
A parceria da Soc. Com. C. Santos com o FITEI, que tem na cedência de viaturas Mercedes-Benz para apoio à organização a face mais visível, é importante pela relevância do evento na região e no setor cultural.
“O apoio à cultura é uma aposta de longa data da Soc. Com. C. Santos e estarmos associados ao FITEI é, para nós, motivo de orgulho. Trata-se de um dos mais antigos e importantes festivais de teatro em Portugal e tem como epicentro a região onde estamos sediados. É uma das marcas da região do Porto”, afirma a diretora de marketing da Soc. Com. C. Santos, Ana Bolina.
19 espetáculos, 14 palcos
A programação da 47.ª edição do FITEI rege-se pelo tema “Trauma, Bravura e Fantasmagorias”, desenvolvendo e densificando aspetos temáticos já abordados em 2023. Para além das habituais salas no Porto, Matosinhos, Vila Nova de Gaia e Viana do Castelo, junta-se o Coliseu do Porto, num total de 14 palcos.
Serão apresentados 19 espetáculos, dos quais nove internacionais (de países como Argentina, Brasil, Chile e Espanha), seis coproduções FITEI e 14 estreias absolutas ou nacionais. A programação da 47.ª edição do FITEI pode ser consultada aqui.
Paralelamente às peças, decorrerão, entre outras iniciativas, ações de formação com a participação dos artistas que passam pela cidade, o FITEI Pro, com encontros entre programadores e artistas, mesas redondas e showcases e o FITEI Aberto.
“Tal como o nome indica, o FITEI Aberto reúne um conjunto de atividades que promovem o encontro entre o público do festival, os artistas e os públicos de outras áreas, para além das salas teatrais, de forma descomprometida e plural”, adianta a empresa, em comunicado.
Além das festas abertas ao público no clube popular Guindalense, que já caracterizam a programação do festival, em 2024 o FITEI dá continuidade às Aparições no espaço público: ações inesperadas e, por vezes, improvisadas, que reúnem música ou spoken word e performance, transportando o FITEI para as ruas e configurando-se como micropolíticas de resistências.
Estas ações são pensadas em conjunto com a Matéria Prima e, este ano, conta com as participações do Ensemble LIBECCIU e da Orquestra Urbana da Trofa.
Mais sobre a Soc. Com. C. Santos aqui.