A Škoda Motorsport apresenta o Enyaq RS Race, o novo concept equipado com uma estrutura de segurança e bancos de corrida que cumprem, integralmente, os rigorosos padrões da Federação Internacional do Automóvel (FIA).
Além disso, a utilização de materiais renováveis reforça o compromisso com a sustentabilidade. Este concept totalmente elétrico é inspirado no ADN do desporto automóvel, herdado do atual carro de competição Škoda Fabia RS Rally2.
“O Škoda Enyaq RS Race é mais do que um estudo de design; é uma antevisão das tecnologias futuras e mostra como a Škoda Motorsport acrescenta ainda mais emoção aos seus modelos de estrada RS”, começa por dar conta Michal Hrabánek, diretor da Škoda Motorsport.
“Este modelo demonstra as capacidades técnicas da equipa da Škoda Motorsport, enquanto aponta para um futuro sustentável no desporto automóvel”, acrescenta.
Os técnicos da Škoda Motorsport abordaram o processo de design e desenvolvimento do Enyaq RS Race da mesma forma que fazem com os carros de competição. “No que diz respeito ao comportamento e ao interior, a tarefa da equipa de engenharia era aproximar-se ao máximo do atual Škoda Fabia RS Rally2”, revela Jakub Jareš, gestor de projeto do Škoda Enyaq RS Race.
A carroçaria reforçada, a estrutura de segurança, os bancos de competição e os arneses de seis pontos estão em conformidade com os atuais regulamentos da FIA.
Rumo à sustentabilidade
O interior foi melhorado com um painel de instrumentos personalizado em biocomposto. Os engenheiros da Škoda Motorsport até implementaram uma alavanca para um travão de mão hidráulico, um acessório essencial em todos os carros de ralis.
A cadeia cinemática do Škoda Enyaq RS Race utiliza a bateria e os motores elétricos do modelo de produção Škoda Enyaq Coupé RS, com uma potência de 250 kW (340 cv) na sua última evolução.
No entanto, os diferenciais autoblocantes mecânicos derivados do desporto automóvel, existentes em ambos os eixos, limitam a rotação das rodas, garantindo, assim, a máxima transferência de binário para a superfície da estrada.
O design e o ajuste de ambos os eixos do concept foram modificados com base na tecnologia do Škoda Fabia RS Rally2. Os discos de travão carbocerâmicos são utilizados em ambos os eixos.
Além disso, os materiais compósitos sustentáveis contribuíram para a redução de peso: o tejadilho, os guarda-lamas, a asa traseira, os para-choques dianteiro e traseiro, os espelhos retrovisores, as soleiras e os componentes no interior do Škoda Enyaq RS Race são fabricados com este material inovador.
O processo de produção é semelhante ao do compósito de carbono, mas a utilização de fibras de linho reduz as emissões de carbono e abre caminho para a sustentabilidade no desporto automóvel.
Num protótipo do Škoda Fabia RS Rally2, apresentado durante o Secto Rally Finland, vários componentes no interior, como o piso, a ventilação e o painel de instrumentos, já são feitos de linho. A Škoda Motorsport está a testar este material noutras aplicações.
Mais sobre a Škoda aqui.