A Škoda prepara-se para alargar, de forma decisiva, a sua gama elétrica com a chegada do novo Epiq, um SUV citadino crossover totalmente elétrico que será revelado na primeira metade deste ano.
Posicionado como o modelo de entrada no universo BEV da marca, o Epiq assume um papel central na estratégia da Škoda para duplicar a sua oferta elétrica até 2026, tornando a mobilidade elétrica “mais acessível a um público mais vasto”, avança.
Espaço otimizado
“Compacto por fora, mas surpreendentemente espaçoso no interior, o Epiq assenta na nova plataforma MEB+ com tração dianteira, desenvolvida, especificamente, para modelos elétricos de menores dimensões”, adianta.
“Esta base permite otimizar o espaço, reduzir o peso e melhorar a eficiência energética, garantindo uma autonomia até 430 km e carregamentos rápidos em corrente contínua até 125 kW, com tempos de carga dos 10 aos 80% em pouco mais de 20 minutos, dependendo da versão”, sublinha.
Ao nível do posicionamento, a Škoda aposta forte num argumento decisivo: em vários mercados, o preço do Epiq “deverá ser comparável ao do Kamiq com motor de combustão, oferecendo aos clientes uma verdadeira liberdade de escolha entre soluções elétricas e convencionais”, afirma.
Esta abordagem reforça o papel do Epiq como porta de entrada na gama elétrica da marca, complementando os atuais Elroq e Enyaq.
Linguagem Modern Solid
O design assinala, também, um ponto de viragem. “O Epiq é o primeiro modelo de produção da Škoda a incorporar integralmente a nova linguagem Modern Solid, com linhas mais robustas, uma estética minimalista e uma nova assinatura luminosa em forma de ‘T’, presente à frente e atrás”, revela a marca.
“No interior, o ambiente é moderno e funcional, com um painel de instrumentos digital de 5,3” e um ecrã central de 13” de série, além de materiais sustentáveis e soluções Simply Clever que continuam a distinguir a marca”, destaca.
“Com uma bagageira de 475 litros (uma das maiores do segmento), diferentes opções de bateria e potências entre 85 e 155 kW, o Škoda Epiq foi pensado para responder às exigências do dia a dia urbano sem abdicar de versatilidade”, remata a marca, em comunicado.
Mais sobre a Škoda aqui.