Škoda Elroq eleva sustentabilidade dos materiais interiores

Incorporando a linguagem de design Modern Solid da Škoda, o interior do Elroq destaca-se pela sobriedade, espaço e linhas simples.
Check-up Media Škoda Design

O novo Škoda Elroq apresenta materiais interiores avançados e sustentáveis, como o Recytitan e o Technofil. “Incorporando a linguagem de design Modern Solid da Škoda, o interior do Elroq destaca-se pela sobriedade, espaço e linhas simples”, avança a marca, em comunicado.

O novo Škoda Elroq promete uma nova perspetiva ao design automóvel sustentável com a sua utilização inovadora de materiais interiores, como o Recytitan e o Technofil. Em linha com a linguagem de design Modern Solid da marca, o interior do Elroq destaca-se pela sobriedade, espaço e linhas simples.

“Os materiais escolhidos reforçam o compromisso da Škoda com a proteção ambiental e a redução da pegada ecológica. Os bancos e os tecidos dos estofos são fabricados a partir de garrafas de plástico recicladas e, pela primeira vez, de vestuário reciclado pós-consumo”, revela a marca.

E acrescenta: “Estes materiais são cuidadosamente reprocessados em novos fios e tecidos de elevada qualidade para o Elroq. Com esta iniciativa, o fabricante checo de automóveis dá mais um passo em direção à concretização dos seus objetivos de sustentabilidade”.

Materiais (ainda mais) sustentáveis

“O novo Škoda Elroq oferece um interior espaçoso, definido por linhas claras e simples que refletem a linguagem de design Modern Solid da marca. Os clientes terão à sua disposição quatro Design Selections: Studio, Loft, Lodge e Suite, cada uma incorporando uma maior quantidade de materiais sustentáveis”, explica.

“A Design Selection Loft, por exemplo, utiliza o Recytitan — um material composto por 78% de PET reciclado e, pela primeira vez em modelos Škoda, vestuário reciclado pós-consumo. O tecido cinza-azulado escuro é complementado por detalhes em imitação de couro escuro e costuras refletoras em amarelo”, adianta a Škoda.

Check-up Media Škoda Design 2

Por sua vez, a Design Selection Lodge “apresenta um material chamado Technofil”, diz. “Este material também contém fios ECONYL, fabricados a partir de nylon regenerado, obtido, por exemplo, a partir de redes de pesca antigas e restos de tecido. Esta opção destaca-se pelo tecido preto combinado com imitação de couro cinza-claro, acentuado por costuras cor-de-laranja e cintos de segurança cor-de-laranja a combinar”, acrescenta.

Tecidos, redes de pesca e garrafas…

A Škoda está, constantemente, a avançar na utilização de materiais inovadores e sustentáveis em todos os seus produtos. “Para aumentar ainda mais a sustentabilidade da Design Selection Loft do Elroq, a marca utiliza o Recytitan para os painéis das portas, bancos, painel de instrumentos, apoios de braços e almofadas laterais”, frisa.

“Este material é composto por 78% de PET reciclado, obtido a partir de itens como garrafas de plástico”, esclarece a Škoda. “O restante material é proveniente de PET novo (16%) e, pela primeira vez, de fibras recicladas mecanicamente recuperadas de vestuário pós-consumo (6%)”, revela.

“A mistura de fibras é processada sem tratamentos químicos. A atenção minuciosa durante a fiação e o enrolamento dos fios garante um equilíbrio perfeito entre conforto, durabilidade e sustentabilidade”, reforça.

Na Design Selection Lodge, a Škoda utiliza o material Technofil, composto por 75% de fibras ECONYL recicladas e 25% de poliéster. “Este tecido inovador reutiliza resíduos de nylon, como redes de pesca, restos de tecido e carpetes que seriam descartados, transformando-os em novos fios de nylon”, afirma.

E conclui: “Conhecido pela sua excelente resistência ao atrito e à abrasão, o nylon ECONYL é, também, 100% regenerável, permitindo que os fios sejam reciclados repetidamente sem perder qualidade”.

Mais sobre a Škoda aqui.

artigos relacionados

Últimas

Repintura

Internacional