“A descarbonização está em curso. Sabia que o aço adquirido e os seus componentes representam, de longe, o volume mais significativo de material por nós fornecido em termos de peso e valor? Tal deve-se ao facto de a maioria dos nossos produtos ser feita, principalmente, de aço”, começa por revelar a SKF.
“Em 2020, adquirimos aço ou componentes neste material com um peso total de cerca de 460 mil toneladas. Para estabelecer uma comparação, no mesmo período adquirimos cerca de quatro mil toneladas de borracha, o segundo material mais importante fornecido pela SKF como matéria-prima para a produção de componentes de vedação”, acrescenta.
E vai mais longe: “O nosso plano de ação para abordar os impactos do aço inclui trabalhar em conjunto com outros utilizadores industriais, de modo a adotarmos as mudanças necessárias rumo à neutralidade carbónica. Em termos práticos, estamos a fazê-lo ao juntarmo-nos ao SteelZero e às Iniciativas de Aço Responsável”.
E conclui: “Somos engenheiros. Solucionadores de problemas. Amanhã, o mundo continuará a mover-se. Mas esse movimento deve ser fornecido de uma forma diferente. Mais limpa e responsável. Através da qual a indústria não se oponha à vontade da natureza. Este é um caminho de decisões difíceis. Apelamos à mudança e à inovação numa escala e a uma velocidade nunca antes vistas. O mundo está a mudar. Nós também”.
Mais sobre a SKF aqui.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade