O novo sistema mecatrónico de direção às rodas traseiras da Schaeffler arrancou para a produção em série, trazendo “maior agilidade nas curvas e manobrabilidade superior no centro da cidade ao novo SUV elétrico de um fabricante de veículos de renome”, avança a empresa, em comunicado.
Ao adicionar a funcionalidade de direção ao eixo traseiro, a nova tecnologia da Schaeffler melhora o comportamento no trânsito urbano, otimiza a estabilidade nas mudanças de faixa e torna o veículo mais fácil de estacionar.
“A Schaeffler passou de fornecedora de componentes para sistemas de chassis a fornecedora de sistemas de direção completos”, afirma Matthias Zink, CEO Automotive Technologies da Schaeffler AG.
“Acumulamos amplas capacidades em torno de sistemas de direção nos últimos anos, porque vemos isso como uma área estratégica de crescimento para o nosso negócio.”, sublinha.
A chave do novo sistema de direção às rodas traseiras da Schaeffler é a engrenagem de rolos planetários – a primeira do mundo baseada na engenharia mecânica de precisão das operações internas de tecnologia industrial da empresa.
“O resultado é um sistema altamente compacto, leve, de operação silenciosa e otimizado para fácil integração no veículo. Este inovador sistema de direção foi bem recebido pelo mercado, com o primeiro cliente a bordo e vários outros fabricantes de automóveis também comprometidos em utilizá-lo nos seus veículos”, refere a empresa.
“Na verdade, outros modelos de veículos com sistema de direção da Schaeffler deverão entrar em produção antes do final de 2023, bem como em 2024”, acrescenta.
Engrenagem de rolos planetários
O sistema de direção às rodas traseiras da Schaeffler consiste em dois subconjuntos. O primeiro – a chave de tudo – é um sistema mecânico de precisão com uma engrenagem de rolos planetários da divisão Industrial da empresa, que foi especificamente adaptada para aplicações automóveis.
O segundo é o powerpack, que compreende a eletrónica, o motor elétrico e o software. A Schaeffler desenvolve o sistema global e cuida da sua integração nos veículos do cliente.
A engrenagem de rolos planetários diferencia o sistema Schaeffler dos sistemas de direção às rodas traseiras fabricados de outros fabricantes, que tradicionalmente utilizam acionamentos de parafuso trapezoidais.
O produto da Schaeffler não só cumpre os rigorosos padrões de segurança do Nível D de Integridade de Segurança Automóvel (ASIL D), como proporciona, também, um aumento significativo de eficiência, reduz a fricção e encurta os tempos de reação.
“Isto permite à Schaeffler gerar um movimento preciso e, também, salvar o movimento do veículo. O que é especialmente vantajoso para condutores de veículos elétricos porque compensa as desvantagens da maior distância entre eixos exigida pela posição da bateria sob o piso, comum nesses veículos. Uma distância entre eixos mais longa significa um raio de viragem maior e, portanto, uma manobrabilidade reduzida”, esclarece a empresa no mesmo comunicado.
O sistema de direção às rodas traseiras da Schaeffler supera esse problema de várias maneiras.
“Primeiro, quando o veículo muda de faixa a velocidades mais elevadas, o sistema gira as rodas traseiras na mesma direção das rodas dianteiras, melhorando a estabilidade, o manuseamento e a segurança. Em segundo lugar, em curvas fechadas, o sistema melhora a agilidade do veículo girando as rodas traseiras na direção oposta às rodas dianteiras. O que cria uma redução virtual na distância entre eixos, permitindo ao condutor descrever as curvas com facilidade”, reforça.
Da mesma forma, o sistema também reduz o raio de viragem do veículo, tornando muito mais fácil manobrar, estacionar e fazer inversões de marcha em espaços apertados no centro da cidade. E, finalmente, a tecnologia melhora as capacidades de intervenção ativa dos sistemas automatizados de assistência à mudança de faixa.
Mais leve, mais silencioso
Outros benefícios do novo sistema da Schaeffler incluem uma sensação de direção otimizada, bem como maior segurança e conforto de condução. “Graças ao seu design interno otimizado, o nosso sistema de direção às rodas traseiras é mais compacto e requer menos espaço de instalação no veículo”, garante Clément Feltz, diretor da Divisão de Negócios de Chassis da Schaeffler. “Como resultado, os fabricantes podem economizar até 15% em peso em comparação com sistemas alternativos”, frisa.
Além disso, todo o design do sistema foi otimizado acusticamente, tornando os veículos elétricos ultrassilenciosos ainda mais silenciosos. “O sistema – e os seus clientes – também beneficiam da excelência de longa data da Schaeffler em engenharia mecânica de precisão”, conclui o documento.
Mais sobre a Schaeffler aqui.